TRILHA DO SOMMELIER
Módulo 1
Até agora falamos de vinhos de forma geral e das cores em que se apresentam: branco, laranja, rosé e tinto. Como nada foi especificado, supõem-se que eram vinhos tranquilos, que afinal são a grande maioria dos vinhos produzidos. Neste tópico veremos os outros estilos.
Estilos de vinhos
Assim como ocorre com vinho de diferentes cores, diferenças no processo de produção resultam em características particulares nos vinhos: maior ou menor doçura, presença ou não de borbulhas e teor alcólico.
Para fins didáticos, optei por agrupar os vinhos em 4 macro estilos: tranquilo, espumante, doce e fortificado. Há, no entanto, grande variação dentro dos estilos em função das variedades de uva empregadas e das técnicas de vinificação que vimos nos tópicos anteriores deste módulo.
Tranquilo
Espumante
De onde vêm as borbulhas?
Espumante harmonizado com prato principal
Conheça mais sobre o método de produção dos espumantes neste podcast >>
Bubbling Fast Facts
Dnominação de Origem
Champagne ė um espumante com denominação de origem assim como Barolo é um vinho tranquilo com denominação de origem. Exemplos de outros espumantes com D.O.:
- Cremant du Loire (Loire, França) e Cremant D’Alsace (Alsácia, França)
- Cava (Espanha)
- Sekt (Alemanha)
- Prosseco (Itália)
Pressão
Espumantes devem ter pressão interna mínima de 4 atm (a 20graus). Vinhos com pressão inferior são classificados como frizantes.
Os vinhos “borbulhantes” também podem ser gaseificados, mas aí é outra história…
- Nature: até 3g/litro
- Extra Brut: até 9g/l
- Brut: até 15g/l
- Sec/Seco: até 20g/l
- Demi Sec: até 60g/l
- Doce/Doux: acima de 60g/l
Vinhos doces
Vinhos fortificados
Olá, bem-vindo à Trilha do Sommelier do Simples Vinho. Eu sou a Fabiana Knolseisen, sommeliére, e vou te ensinar tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo essa bebida incrível. Um novo tópico a cada semana e um podcast a cada capítulo concluído. Tintim!
Assine o podcast
Apoio:
Experts financeiros a serviço dos seus investimentos.