Visita imperdível em Carmelo – El Legado Bodega Boutique

El legado balcao

Fabiana Knolseisen, 30/09/2016

O bodegueiro uruguaio já é normalmente super hospitaleiro, mas o Bernardo exagera! E a gente adora! Os proprietários Bernardo Marzuca e Maria Marta Barberis fazem questão de recepcionar pessoalmente os visitantes, que chegam o tempo todo com a crescente fama desta bodeguinha charmosa e deliciosa. O Bernardo – sim, até o final da visita você estará se sentindo como se fossem amigos de infância – vai te contar toda a história enquanto te leva percorrer a propriedade ou sentado no sofá, enquanto te mostra as fotos da construção e degusta um vinho (ou um chimarrão). E isso com um brilho nos olhos e uma paixão aos quais nem meu maridão coração de pedra conseguiu ficar indiferente!

espaço

Eu não quero falar muito, porque eu acho que todo mundo deve ir e conhecer pessoalmente. Super recomendo! Mas lá vai: a bodega El Legado é uma homenagem ao pai, Don Luis Marzuca, que teve que abrir mão das terras na crise econômica dos anos 80 e acabou não concretizando o sonho de produzir seu próprio vinho. Em 2007 o Bernardo conseguiu recuperar pel legado barrilarte das terras e plantar as primeiras videiras. É 1 ha – mais ou menos 1 quarteirão – com tannat e syrah que produz 5mil garrafas por ano. O plano é não passar das 10mil. A família inteira trabalha na plantação e colheita, que acontece num churrasco de fim de semana em volta da piscina.

espaço

O sistema de condução é quase desconhecido por aqui, o cordón vertical libre, orgulhosamente trazido dos vinhedos da Califórnia. Vale até estudar um pouquinho o te
ma para gerar uma discussão. Ele vai adorar! E de quebra os vinhos – 3 no total: um tannat, um syrah e um blend – são ótimos! O blend fica guardado no barril, e você tem a oportunidade de se servir diretamente usando uma pipeta, como fazem os enólogos. Esse da foto é o maridão se achando o tal!

espaço

Para 2017 já devem estar prontas as cabanas, e será possível hospedar-se na bodega e amanhecer entre os vinhedos.

espaço

espaço

O sistema de condução e os três vinhos produzidos. Todos premiados.

        El Legado vinho                              el legado vinhos medalhas

espaço

espaço

espaço

Simples Vinho Por Taça:

  • São 247km desde Montevidéu (3 horas). Desde Buenos Aires são só 183km, mas toma umas 4h30 pegando o ferry rápido. O Google faz um mapa ótimo!
  • Aproveite para conhecer Colônia del Sacramento (83 km antes para quem vem de Montevidéu e parada obrigatória para quem vem de ferry desde Buenos Aires)
  • Convém reservar antes de ir. WhatsApp tá valendo: +598 98307193 ou Facebook
  • Quem visita em grupo pode optar por almoçar no local um típico churrasco uruguaio
  • Conheça também Almacén de la Capilla, bem pertinho e no caminho da bodega
  • Após a visita almoce (e/ou se hospede) na Posada Campo Tinto – também bem pertinho e no caminho da bodega
  • Para 2017 já devem estar prontas as cabanas, e será possível hospedar-se na bodega e amanhecer entre os vinhedos
El legado bernardo
Bernardo e Maria Marta

 

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.