Beijando um Desconhecido

Etiqueta da iguaria Kissing a Stranger
                                Fabiana Knolseisen, 23/12/2017

Cuspir um vinho delicioso às vezes parece mesmo um sacrilégio, mas daí a beber o conteúdo do infame baldinho – há uma grande distância. Ou será que não ?

espaço

Quem frequenta feiras de vinhos e degustações já está acostumado aos “baldinhos de cuspe”, onde o pessoal descarta os vinhos que não pode, não deve ou não quer engolir. Todo esse vinho vai para o ralo ao final do evento – ou ia. Essa é a sacada de Kissing a Stranger (Beijando um Desconhecido, numa tradução livre): uma bebida produzida destilando o caldo coletado no tal baldinho ao final do evento. Tá salivando ?

espaço

A iguaria pôde ser apreciada pelos participantes do Rootstock Sydney 2017, um festival de vinho e gastronomia que aconteceu agora, dias 25 e 26/11, e foi preparada com os baldinhos do festival do ano anterior. Nas palavras dos organizadores: “Que ? Você acha cuspe destilado nojento ? E se a gente te disser que o sabor está incrível e que evitou que 500L dos baldes de descarte descessem pelo ralo… destilar não é uma grande maneira de reciclar além de ser um processo completamente estéril ? E isso não é também uma forma de capturar um momento, uma situação, a energia das 2mil pessoas que vieram às degustações do Rootstock Sydney em 2016 ? Nós achamos romântico…”. Está mais para “Beijando 2 mil estranhos” do que “Beijando um Estranho”, mas a causa é nobre.

espaço

O Rootstock Sydney é uma daquelas iniciativas do bem: é um festival organizado de forma colaborativa e sem fins lucrativos que visa promover agricultura sustentável na produção de alimentos e vinhos, além de mínimos aditivos nos vinhos. Filosofia tudo a ver com a reciclagem do vinho dos baldes…

espaço

Você certamente nunca mais vai ver com os mesmos olhos a famosa cena de Sideways – Entre Umas e Outras, em que Miles Raymond, personagem de Paul Giamatti, afoga as mágoas num desses baldinhos após saber que seu livro não será publicado (nunca viu essa cena ? Confere aqui!)

 

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.