Podcast: Download (Duration: 34:24 — 25.3MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
Um passeio pela Rota Romântica entre vinhos e castelos. Aqui reina a uva branca Sylvaner e um sistema de qualidade basedo no peso do mosto na vendima. Preparese-se para a sopa de letrinhas e bóra conhecer!
Romantische Straße – A Rota Romântica
A Rota Romântica, no sul da Alemanha, liga Wurtzburg a Füssen: são 410 km percorrendo cidades medievais muradas, vinhedos e castelos de princesas.
Neste podcast seguimos a narrativa de Milton Assumpção no livro Viagens Vinhos História.
Cidades
Ao longo de seus 410km percorre-se 28 cidades, nem todas merecem uma parada. As cidades destacadas no livro e mencionadas no episódio são:
- Würzburg (é onde estão os vinhos!)
- Rothenburg ob der Tauber
- Dinkelsbühl
- Nördlingen
- Harburg
- Donauwörth
- Landsberg am Lech
- Rottenbuch
- Steingaden
- Schwangau
- Füssen
Os vinhos das Rota Romântica e a Sylvaner (minuto 20)
Para ir diretamente aos vinhos da Rota Romântica, avance o áudio até o minuto 20. Os vinhedos da região – chamada Franken ou Francônia – estão concentrados na primeira cidade da Rota: Wurtzburg. Os vinhos são majoritariamente brancos varietais da uva Sylvaner.
Pouco explorada em outras regiões e propensa a produzir vinhos pouco interessantes, especialistas acreditam que aqui em Franken a uva alcança seu máximo, com vinhos concentrados, com bom corpo e potencial de guarda.
A qualidade no vinho alemão
Eu comento no áudio que o vinho alemão não é classificado de acordo com a região de produção, como ocorre no modelo francês, amplamente copiado. Os vinhos são classificados de acordo com o peso do mosto (ou seja: concentração de açúcar) na época da vendima.
A “sopa de letrinhas” com a pirâmide da qualidade dos vinhos alemães está desenhada na figura.
No nível DOP – Denominação de Origem Protegida – os Prädikatswein se subdividem em 6 classificações sendo que, a partir do Auslese, os vinhos são doces e necessariamente parte das uvas foi afetada pela Botritis.
Confira também
Aprenda sobre colheita tardia, Botritis e Icewine no episódio SV#23 – Doces e Divinos >>
Confira a técnica de colheita uva a uva (e outras invencionices!), empregada pelo Marco Antonio Salton no Cabernet Franc Valmarino >>
Conheça a garrafa típica de Franken – a bocksbeutel – e outras deliciosas curiosidades sobre o vinho neste episódio >>
Materiais de consulta (em inglês)
- Na abertura, como sempre, tivemos Jane Monhit e Michael Bubblé com I won´t dance