SV#33 – Ideias e Dicas Para Sua Confraria


                                  Fabiana Knolseisen, 23/11/2017

Finalmente, aqui está o prometido programa com dicas para montar uma confraria. Basicamente, é só reunir um povo que curte vinho, certo ? Certíssimo! Então eu aproveitei pra falar também das taças, da temperatura de serviço do vinho e ainda deixo umas ideias para temas. Tintim!

Se preferir um check list das dicas, confere nesse taça >>

E para quem quiser se aprofundar:

  • Artigo sobre sentir (ou não) o sabor doce na ponta da língua >>
  • Artigo japonês sobre formato da taça e a concentração de aromas >>
  • Saiba qual taça a Riedel recomenda para cada vinho >>

Os infográficos prometidos:

Confira a taça certa para cada vinho nesta ilustração:

Não descuide da temperatura! Confira aqui:

 

 

 

spaço

Créditos e Agradecimentos

  • Música by Corinne Bailey Rae: Put your records on

spaço

  • Na abertura você ouviu, como sempre, Jane Monheit e Michael Bubblet: I won´t dance

 

 

5 Comments on “SV#33 – Ideias e Dicas Para Sua Confraria

  1. Olá Fabiana, adorei o programa, me estimulou a preparar uma confraria com a minha turma. Claro que bate uma certa insegurança pois mesmo sendo um evento “caseiro” vai exigir um mínimo de organização e conhecimento por parte de quem toma a iniciativa, para que a experiência possa além do prazer em reunir os amigos agregar conhecimento, e é importante dizer que o conteúdo dos programas do Simples Vinho será essencial para o “sucesso do projeto” ou seja, para eu não pagar mico com a moçada neh hshshs. Parabéns!

  2. Ola Fabiana temos uma confraria que começou em 30/07/2016, teremos nosso 7ºevento oficial 09/12/2017 e segui sua dica de comprar um Vinhão para tomarmos juntos nesta que é a ultima do ano. Vamos ver se a turma gosta, comprei um COSTE BIANCHE AMARONE 2011.

    Em nossa confraria tentamos sempre escolher um tema e harmonizar os pratos, mas isso dura só o começo depois da segunda taça ja vira mais um bate papo regado a bom vinho do que uma confraria mesmo, por isso nosso ranking não pode ser levado a sério…rs

    Vou tentar fazer como você sugere de degustar todos os vinhos logo no começo, mas não tenho taças de cristal para 3 ou 4 tipos de vinho x 10 integrantes, é muito ruim fazer essa degustação inicial e comparativa em taças descartaveis de acrilico?

    1. Felipe. que show hein?! Parabéns pela confraria e pela escolha do vinho – vai ser poderoso! Seria legal provar às cegas (se o pessoal não souber quais serão os vinhos da noite, senão acho que vai ficar fácil hehe). Não desanime com a “falta de disciplina”: raros são os encontros em que eu mesma consigo seguir a regra! Quanto às taças, eu nunca testei essas de acrílico, mas tenho uma colega que até leva na bolsa e já se safou em várias emergências! Acho que vale vocês testarem (e não deixem de comparar o mesmo vinho em taças diferentes, só pra confirmar – ou não – a influência psicológica desses detalhes. Depois me conta!). Ótima confraria! Tintim.

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.