SV#31 – Gran Reserva é Melhor ?


                                                   Fabiana Knolseisen, 26/10/2017

espaço

Gran Reserva é melhor do que Reserva ? Quanto mais tempo o vinho passar no barril de carvalho é melhor ? Se não tiver carvalho é ruim ? Aliás, por que mesmo usar barril de carvalho ? Nesse programa eu falo desse caso de amor entre o vinho e o carvalho – e entre nós, apreciadores.

espaço

Viajamos até a D.O. Valdepeñas, na Espanha, para conhecer as regras de classificação dos diferentes tipos de vinhos segundo seu tempo de amadurecimento em barris de carvalho e entendemos os efeitos desse amadurecimento e seus reflexos na degustação. Confira as regras da D.O. Valdepeñas >>

espaço

eFilmes comentados:

Dicas para experimentar na prática o efeito do carvalho nos vinhos:

    1. Não desperdice eventuais oportunidades de comparar lado a lado vinhos envelhecidos em barris de carvalho americano x carvalho europeu (a maioria das vinícolas no Uruguai pode oferecer essa experiência. No Brasil, uma boa pedida pode ser a gaúcha Almaúnica – não é praxe, mas a cantada é livre!)
    2. Aproveite que os vinhos Espanhóis são bem regulados quanto ao tempo em barrica e chegam aqui a preços interessantes. Preferencialmente compare vinhos de uma mesma linha como Marqués de Riscal 1860 Roble, Reserva e Gran Reserva ou o Pata Negra Reserva e Gran Reserva por exemplo.
    3. Compare também o efeito do carvalho nos vinhos brancos, degustando um vinho jovem como o argentino Callia em comparação com um bem barricudo, como o Almaúnica ou o Atlántico Sur Single Vineyard (Juanicó).

Filmes recomendados:

  • Somm – Into the Bottle (disponível no Netflix) >>
  • Barolo Boys >>

spaço

Créditos

  • Na abertura você ouviu, como sempre, Jane Monheit e Michael Bubblet: I won´t dance

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.