Vinícola de Ribeirão Preto apresenta seus vinhos em Sampa

No comments exist

Quem diria: Ribeirão Preto, que já era famosa pelo “chopp do Pinguim”, agora também oferece opção de enoturismo!

Lembro bem dos meus anos de faculdade, lá em São Carlos: quando sobrava um dinheirinho e queríamos “esbanjar”, a pedida era tomar um chopp no Pinguim, em Ribeirão Preto – um dos bares mais famosos e tradicionais do Brasil.

Se fosse hoje, poderíamos “esbanjar” em grande estilo, com direito a passeio em vinícola e tudo. E muito bons vinhos! Estou falando da Vinícola Terras Altas, que conheci recentemente num evento para jornalistas e cujos vinhos passam a estar disponíveis em São Paulo.

Rotas do vinho e experiências de vinho em São Paulo

Não é de hoje que o Sudeste vem se destacando no cenário vitivinícola brasileiro. O movimento começou na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, com a Epamig graças à técnica da dupla poda, e se espalhou pelo país chegando a lugares como a Chapada Diamantina e o Distrito Federal.

O estado de São Paulo, com sua economia pujante, não poderia  ficar de fora desse movimento. Ainda, para fomentar iniciativas no setor, desde agosto de 2024 contamos com a Rotas do Vinho de São Paulo, uma iniciativa inédita que reúne 66 vinícolas do Estado, 55 delas agrupadas em 5 rotas enoturísticas.

Uma delas – a rota Alta Mogiana – cruza o centro da produção pecuária e cafeeira em direção a Franca, no noroeste paulista, passando por Ribeirão Preto, onde fica a Terras Altas – cujos vinhos conheci recentemente.

Vinícola Terras Altas produz vinhos finos em Ribeirão Preto

A história da Vinícola Terras Altas começou como muitos outros projetos nesse novo mundo do vinho paulista: profissionais de outras áreas apaixonados vinhos que decidem investir no sonho, Foi assim que.em 2016, os amigos José Renato Magdalena, Fernando Horta e o também amigo e engenheiro agrônomo Ricardo Baldo se juntaram na empreitada.
Os vinhedos estão localizados a 750 metros de altitude, nas terras altas de Bonfim Paulista , distrito de Ribeirão Preto. A incidência solar é favorecida e auxilia no processo de amadurecimento. As primeira videiras foram plantadas em 2017 e a primeira safra, em 2019, já vêm acumulando prêmios nacionais e internacionais.
Apesar dos solos locais muito férteis, os proprietários explicam que  que o stress hídrico no inverno faz com que a planta não tenha acesso a toda essa fertilidade e “sofra”, como é requerido para a produção de bons vinhos. A precocidade da produção chama a atenção: a média relatada informalmente por produtores é de 4 anos para início da produção de uvas boas para vinho.
A jovem vinícola também aposta em práticas sustentáveis e tecnologia. A vinificação segue a filosofia da minima intervenção, a rega é por gotejamento e os resíduos gerados são reciclados.

Enoturismo e gastronomia

Vinícola Terras Altas é opção de enoturismo em Ribeirão Preto

A Vinícola Terras Altas também oferece um Wine Tour, que acontece todos os sábados e domingos, às 11h. O passeio tem duração de aproximadamente 60 minutos e inclui degustação de vinhos, queijo artesanal, pão de fermentação natural, presunto cru, azeite e água.

No Restaurante Terras Altas, com vista para os vinhedos, é oferecido menu degustação assinado pelo chef Lucas Nogueira, além de queijos regionais e pães de fermentação natural.

Enquanto não temos a oportunidade de visitar a vinícola e colnhecer o projeto in locco poderá encontrar os vinhos em alguns restaurantes selecionados da capital paulista. Entre eles: Tre Bicchieri, Atípico, Chiosco, Sal Gastronomia, Hotel Unique, Sacra Rolha, NB Steak, Figueira Rubayiat e Rubayiat Faria Lima.

Os Vinhos Apresentados

Os rótulos da Terras Altas que estão chegando a São Paulo foram apresentados à imprensa em um almoço harmonizado no NB Steak, na Avenida Juscelino Kubitschek no Itaim. As harmonizações foram propostas e apresentadas pelo chef e sommelier Gilson Belusso, CEO dos grupos NB Steak e Maremonti.

Cava do Bosque Rosé 2022 e 2023

Os rosés das safras 2022 e 2023 foram apresentados em sequência; a safra 2022 como welcome drink, com diversas entradas – incluindo a famosa porchetta NB – e a safra 2023 divinamente harmonizada com matambre suíno.

Ambas as safras são produzidas mesclando uvas tintas e brancas: a Syrah, produzida na própria Terras Altas e Chardonnay, comprada especificamente para a produção dos rosés. O 2023 fermentou por tempo mais longo a temperaturas mais baixas. Mostrou aromas ainda mais intensos de frutas vermelhas.

O nome – Cava do Bosque – faz referência a uma localidade na cidade e os rótulos são colecionáveis: obras de arte da netinha do Renato, de 12 anos.

Terras Altas Cava do Bosque 2022

Terras Altas Cava do Bosque 2023

Entre Rios Terroir 2021

Um belo Syrah sem passagem por barricas, justamente para destacar a tipicidade do terroir. Frutas pretas compotadas invadem o nariz, os taninos são redondos e o corpo agradável, integrando muito bem seus mais de 14% de teor alcoolico. Harmonizou bem com o Stake NB, palmito grelhado e farofa crocante.

Arrebatou premações no Decanter World Wine Awards 2022 (bronze) e 2023 (prata) e ouros no Concours Mondial de Bruxelles e da Associação Brasileira de Enologia.

Entre Rios Equilíbro 2021

Tem a proposta de equilibrar fruta e madeira, missão que atinge com sucesso. Esse 100% Syrah é divido em partes que passam por diferentes estágios de envelhecimento: um “corte barricado”, como define o produtor. Parte estagia por doze meses em barricas de carvalho francês e outras parte passa apenas quatro meses em barricas, e os restantes oito meses em tanques de aço aguardando o blend final.

Obteve medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2022.

Harmonizado com beef Ancho NB e mix de cogumelos

Entre Rios Evolução 2021

Top de gama da vinícola, fruto das mehores parcelas de vinhedo. 100% Syrah. Estagia por doze meses em barricas de carvalho francês e por mais um ano na garrafa. Seus aromas são mais complexos, com frutas passas e toques de côco vindos da madeira. Interessante notar que os aromas da passagem por barrica são discretos e bem integrados – algo muito bem vindo (e, infelizmente, raro nos vinhos do sudeste brasileiro).

Ganhou medalha de bronze no Decanter World Wine Awards 2022.

Harmonizado com Assado de tiras com polenta NB

Entre Rio Evolução

Terras Altas Entre Rios Evolução 2021

Terras Altas Entre Rios Equilíbrio 2021

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *