Viña Matetic – Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos no Chile

No comments exist

Fabiana Knolseisen, 05/04/2018

A menos de 100km de Santiago, o Vale de Casablanca e sua incrível estrutura enoturística são parada obrigatória para amantes de vinho explorando o país (veja mais aqui). Neste post eu detalho um dos ótimos passeios possíveis por lá: a Vinícola Matetic, que além de tour vinícola oferece também restaurante e hotel.

espaço

A chegada é fácil. Mesmo sem GPS, o caminho é bem sinalizado desde a Ruta 68. A propriedade é imensa, certificada orgânica e biodinâmica, e produz, além de vinhos, azeites, amêndoas, arándanos e até produtos feitos com lã das alpacas e cordeiros criados na propriedade. A área de vinhedos mesmo ocupa pouco mais de 100ha (cerca de 10% da área total).

espaço


Na entrada principal ficam o Empório, onde se pode adquirir os produtos e provar vinhos (wine flights), o Hotel La Casona (super exclusivo, com apenas 10 quartos >>) e o Restaurante Equilíbrio, mesmo nome da linha top de vinhos.

espaço

O Restaurante

Crédito da foto: matetic.com

É lindo. Hexagonal. Fica ao lado do lago com patos e peixes, tem área externa coberta e área interna toda envidraçada. A comida é bem apresentada, saborosa e o atendimento super atencioso. Os vinhos são oferecidos por valores pouco acima dos preços do empório (cerca de 10 dólares). Meu almoço para duas pessoas, com entrada, principal e uma taça de vinho mais uma garrafa do Blend del Enólogo saiu por 150 dólares.

Tour e degustação

A Matetic tem 2 linhas de vinhos: Corralillo – mais leves, ácidos e frutados – e EQ (a pronúncia é “ecú”) – mais profundo, volumoso e complexo. Os vinho Corralillo, apesar de serem a linha de entrada da vinícola, não chegam a ser vinhos simples. São comercializados no Empório entre 40 e 70 reais; os vinhos da linha EQ entre 60 e 100 reais (os tintos são mais caros). Pode-se também combinar as garrafas conforme as promoções do momento e conseguir preços ainda melhores. Para a degustação deve-se escolher uma das linhas – Corralillo ou EQ. O tour inclui um passeio pelo vinhedo próximo à bodega, à sala de tanques e de barricas, com ótimas explicações sobre todo o processo. As instalações são ultra modernas, pensadas de forma a aproveitar a ação da gravidade e com arquitetura integrada à paisagem.

espaço

Importante!!

A vinícola fica a cerca de 10km da entrada principal e não há transporte local. Você vai precisar do seu próprio carro ou de um tour.

espaço

Os vinhos

Geralmente, os vinhos da linha Corralillo são mais leves, ácidos, frutados e vêm dos vinhedos na parte da propriedade que fica no Vale de Rosario, em San António. Já os vinhos da linha EQ vêm da parte da propriedade que fica no Vale de Casablanca e em todos os vinhos se nota a influência da proximidade do mar. Os vinhedos com syrah ficam todos em volta da vinícola, o cabernet sauvignon vem do Maipo e o Carmenere de Cachapoal.

Confira também o programa em que eu comento sobre minha visita, os vinhos e a conversa com o enólogo Julio Bastías.

Corralillo Sauvignon Blanc 2017
Intensos aromas de maracujá, lixia e cítricos. Corpo leve, acidez equilibrada e final médio.

EQ Sauvignon Blanc 2017
Levemente menos aromático que o Corralillo acrescido de toques minerais. Parte do vinho é fermentada em ovos de cimento. Apresenta mais textura e profundidade. Final médio. Acompanha bem peixes brancos.

Corralillo Chardonnay 2016
mais leviano, mais jugoso e menos intenso.60 a 70% fermentado em barrica

EQ Chardonnay 2015

Um vinho opulento, cheio de fruta. 100% fermentado em barrica (10% novas). Aromas a cravo e gengibre, uma que textura “aperta a boca”, muito volume em boca e resulta um vinho super gastronômico e que oferece uma grande versatilidade de harmonizações.

Corralillo Pinot Noir 2016

Um pinot delicado e elegante, com aromas a framboesa, morango e espécias. Acidez média+. Final médio. Muito versátil para diversas harmonizações, desde massas a carnes brancas.

EQ Pinot Noir 2014

Já na cor a gente nota que um pinot concentrado. Apresenta aromas de ferro, mineral, terroso…e muita textura em boca. A acidez é média e o final largo, multi-dimensional. Um vinho complexo e elegante, sem excessos.

Winemaker´s Blend 2015

A composição neste ano é 24% Cabernet Franc, 26% Malbec,  49% Syrah e 1% (!) Petit Verdot, todas de vinhedos de Rosario e passa 18 meses em barricas francesas variadas. O resultado é um vinho meio leve e equilibrado, cheio de frutas vermelhas e alguns toques especiados. Taninos redondos.

Corralillo Cabernet Sauvignon 2014

Mostra notas balsâmicas, de cravo e especiarias – típicos de Maipo Alto. Em boca é aveludado, com boa acidez e final médio.

Riesling 2016

Mineral, aromas químicos (tipo canetinha). Em boca é seco, ácido, com uma nota salgada. Perfeito para acompanhar queijos amarelos.

Corralillo Syrah 2014

Esse vinho “de entrada” já é intenso e vibrante. Aromaticamente intenso, remetendo a frutas negras e especiarias. Acidez média+ e final meio largo.

EQ Syrah 2013

Versão mais intensa do Corralillo, com mais notas picantes e ataque doce. Apresenta volume e profundidade em boca, com taninos muito presentes mas também muito suaves.

Matetic Syrah

Um vinho muito denso e complexo, com taninos muito polidos mas ao mesmo tempo com acidez elegante e longa. Os 22 meses em barricas estão muito bem integrados. Conferem complexidade, textura e bouquet.

 

espaço

espaço


Simples Vinho por Taça

  • É sempre melhor reservar: Restaurante Equilíbrio: equilibrio@matetic.com Degustações: reservas@matetic.com
  • Site da vinícola >>
  • Onde encontrar no Brasil: Grand Cru
  • Confira também o podcast sobre Casablanca (em breve)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *