Uma adega de vinhos cujos corredores se percorre em carro ou bike (carro normal e com as mesmas leis de trânsito das ruas!). É a maior adega do mundo, é subterrânea e fica na Moldávia. Conheça Mileștii mici!
Uma longa tradição em vinhos
Embora ainda seus vinhos sejam ainda pouco conhecidos e procurados pelos consumidores estrangeiros, a tradição da Moldávia na vinificação acumula milhares de anos. Datando do século XV. Espremida entre a Roménia e a Ucrânia, suas colinas baixas, planícies ensolaradas, rios caudalosos e clima moderado, moldado pela bacia do mar Negro, fornecem condições ideais para cultivar uvas, rivalizando com outras regiões vinícolas de renome em todo o continente. Quando era parte da União Soviética, a região era responsável por cerca de 50% da produção de vinho de toda a URSS.
A maior adega do mundo
É uma adega, mas é uma praticamente uma cidade. Uma antiga mina de calcário desativada no final de 1960 foi considerada ideal para abrigar a coleção de vinhos da Milestii Mici’s – cerca de 2 milhões de garrafas, com direito a registro no Guiness book como a maior do mundo. A localização subterrânea reúne as condições ótimas para a guarda e envelhecimento de vinhos: abrigo da luz, temperatura naturalmente mantida constante em torno dos 13 graus Celcius e umidade em torno dos 90%.
Entre os tanques e prateleiras, ruas de verdade, percorridas com carros comuns e com a mesma sinalização e regras de trânsito da superfície. As ruas levam nomes de uvas: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot etc. e se estendem por 240km. O tour é feito no carro do próprio visitante, acompanhado por um guia. Leva cerca de 1 hora e passa pelas coleções dos vinhos mais nobres, uma cachoeira subterrânea natural e a sala de degustação, 60m abaixo do solo.
Faça um passeio virtual com este vídeo ⇒
Mergulhe fundo na Moldávia
As informações para este post são deste artigo da National Geografic ⇒, que também comenta a adega vizinha, Cricova, menor mas com impressionantes 120km de túneis com estoques de vinho. Para quem se empolgar, a dica é visitar durante o festival que acontece no primeiro fim de semana de outubro em celebração ao final da colheita, chamado National Wine Day, na cidade de Chisinau.
Site da Milestii Mici ⇒
Crédito: as fotos são deste artigo da Lettera43 ⇒