Linha Sabina da Sacramentos Vinifer ganha 2 novos rótulos

No comments exist

A premiada vinícola brasileira Sacramentos Vinifer amplia sua gama de produtos com 2 espumantes: Sabina Extra Brut. e Sabina Extra Brut rosé. Vinhos já chegam ao mercado ostentando premiações.

Sacramentos Vinifer lança 2 novos espumantes

 

Nesse 13 de novembro um grupo de convidados e imprensa se reuniu no restaurante Leila, escondidinho na loja conceito da mineira Tânia Bulhões, para conhecer os novos lançamentos da vinícola, também mineira, Sacramentos Vinifer: os espumantes Sabina Extra Brut e Sabina Extra Brut Rosé.

O nome “Sabina” provavelmente ecoe na memória dos enófilos mais antenados: por 2 anos consecutivos o vinho mineiro foi considerado o melhor vinho tinto do Brasil pelo reconhecido Guia Descorchados. O Guia chileno também é fã de Alejandro Cardozo – enólogo uruguaio com talento especial para as borbulhas e responsável pelas vinificações da Sacramentos.

Almoço de lançamento dos novos vinhos Sabina Extra Brut e Sabina Extra Brut Rosé, no Leila

Sabina – os novos integrantes da família Sacramentos

Os dois novos integrantes da família Sacramentos chegam para preencher uma lacuna importante no protfólio: a dos espumantes gastronômicos, cada vez mais requisitados para acompanhar refeições nesse nosso clima tropical. Antes deles, os espumantes Antonella – na categoria Brut e com mais açúcar residual – focavam numa linha mais leve e descontraída.

Com 5,5 e 5,3g/litro respectivamente de açúcar residual, o Sabina Extra Brut e o Sabina Extra Brut Rosé têm dulçor praticamente neutralizado pela acidez e acompanharam divinamente a galinhada mineira do Leila.

Os vinhos foram avaliados pelo Guia Adega 2024, recebendo 93 e 92 pontos, respectivamente. Ambos foram classificados como DESTAQUES na categoria espumantes e da Serra Gaúcha – onde são cultivadas as uvas para sua produção. A vinificação é feita na EBV Urban Winery, em Caxias do Sul.

SABINA EXTRA BRUT 2023

Blend de Pinot Noir, Chenin Blanc e Chardonnay produzido pelo método tracional. Parte do vinho base de Pinot Noir estagia em madeira, acrescentando complexidade aos aromas de frutas amarelas da Chenin e da Chardonnay. Acrescente a isso os aromas de tostados e panificação dos 12 meses sur lie. Um espumante muito agradável e macio, com bom corpo mas também refrescante. Dulçor imperceptível, mesmo para um detector ambulante de açúcar, como eu.

Dados analíticos:
ALCOOL: 11,3%
PH: 3,49
ACIDEZ TOTAL: 4,8g/l
AÇÚCAR RESIDUAL: 5,5 g

SABINA EXTRA BRUT ROSÉ 2023

A versão rosé é mais marcante e estruturada que a branca. Também se percebe mais ácida . Acrescenta aromas de fruta vermelha e laranja amarga aos de tostado e panificação. O processo de produção é o mesmo: método tradicional, com parte do vinho base de Pinot Noir estagiando em madeira. O blend é com Chenin Blanc, apenas.

Não tive ainda a oportunidade de testar, mas acho que ficaria perfeito com salmão ao forno.

Dados analíticos:
ALCOOL: 11,5%
PH: 3,49
ACIDEZ TOTAL: 5,28g/l
AÇÚCAR RESIDUAL: 5,33 g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *