O que esperar de um vinho com esse rótulo lindo e ainda por cima chamado Guardião da Intuição? Pois a vinhateira Vanessa Medin tem essa mania irritante de colocar nomes enigmáticos em seus vinhos.
Digo “irritante” porque afeta meu poder de análise objetiva e decisão: simplesmente PRECISO provar todos. Afinal, como decidir entre um GUARDIÃO DA INTUIÇÃO e uma GUARDIÃ DA SABEDORIA ou um INVISÍVEL AOS OLHOS? 🤷♀️
Vanessa participou de uma degustação virtual conosco e se “explicou”. Contou a história por trás de cada nome e de cada vinho. Vanessa é artesã. Faz tudo na unha, por isso cada vinho tem realmente uma história a ser contada.
Orgânica na medida do possível e adepta da mínima intervenção. Autêntica e espontânea, a guria contou sobre os perrengues de querer produzir vinhos no sul. Palavrões nos davam a real noção do “terroir inóspito” que o pequeno produtor brasileiro enfrenta.
Um vinho laranja “light”
O Guardião da Intuição é um vinho “laranja light”, feito com intuição para agradar recém chegados a essa velha nova moda. A maceração com cascas é curta: 10 dias. O suficiente para dar aquele “up” no blend 90 Chardonnay/10 Malvasia de Candia, mas sem assustar os amantes de vinho branco.
Funcionou! Nas palavras do marido: “o melhor nesse estilo que tomamos” (e olha que ele está curtindo essa minha fase laranja!). O vinho é turvo e muito aromático! Ficamos brincando de falar aromas, de tantos presentes: floral, maracujá, goiaba, abacaxi…
Vinho direto do produtor, sem intermediários
Uma coisa que eu acho muito legal quando falamos em pequenos produtores é a oportunidade de comprar diretamente, sem intermediários. Remunerado, assim, quem de fato ralou, investiu e assumiu riscos. 100 reais me pareceu um preço justo, ainda mais considerando toda essa história e carinho envolvidos.
Rolha free
Chamamos popularmente “rolha free” aos restaurantes que permitem que os comensais tragam seu próprio vinho, sem cobrar nada a mais pelo serviço e utilização de taças. O mais comum é que os estabelecimentos cobrem uma “pequena taxa”, que pode ser pequena mesmo ou o valor do vinho mais barato da carta.
Esse vinho foi levado ao restaurante Piselli, que tinha política #rolhafree até a semana anterior (eu sei porque fui na semana anterior e levei vinho). Só descobrirmos a “novidade” na hora de pagar a conta 😬.
Informação mais técnica (longe de ser uma ficha)
Nome: Guardião da Intuição
Safra: 2019
Estilo: laranja (10 dias de maceração com as cascas)
Uvas: 90% Chardonnay; 10% Malvasía de Cândia
Produtor: Vanessa Medín Vinhos Artesanais
Como comprar: por telefone mesmo (54) 8419-9999. Se não funcionar, tente o instagram @VinhosArtesanaisVanessaMedín
Álcool: 11,5%
Degustação: vinho turvo, sem filtrar, dada a filosofia natureba da produtora. Intensidade aromática média/alta, sem ser enjoativo, com profusão de aromas florais, e de frutas tropicais. Corpo médio, delicado. Taninos muito suaves, quase imperceptíveis.
Degustado em: 30/08/2020