Etnella – vinhos dos pés do vulcão

No comments exist
Etnella – vinhos aos pés do vulcão

Nossas escolhas de consumo como declarações políticas. Já tinha pensado que, ao escolher seu vinho, seu almoço ou sua roupa, você está fazendo uma declaração política?

As cores dos vinhos Etnella

Esse é um dos motivos pelos quais eu, cada vez mais, tenho me inclinado para os vinhos naturebas. Não falo sobre os “pseudo naturebas” – aqueles que até se enquadram no “check list” da fermentação espontânea/mínima intervenção mas que não têm, em sua concepção, o comprometimento com uma filosofia de respeito à terra e às pessoas que vivem dela e nela e àqueles que herdarão o planeta de nós.

E todo esse preâmbulo é para falar de um produtor pequenininho no Etna, minha mais recente paixonite (e que planejo visitar muito em breve!). Aos pés do vulcão mais ativo da Europa, a Etnella @etnella de Davide Bentivegna maneja uma área total de 19ha. Os vinhedos são só 8ha, parte pré-filoxera, e são permeados por outras culturas que, dos solos duros de lava em constante mutação (cada suspiro do vulcão é um flash!) produzem de forma respeitosa além de vinhos também azeite, cidra e geléias variadas.

E, para nossa sorte, esses vinhos chegam ao Brasil! Estão no portfólio da @vincivinhos e tive a oportunidade de conhecê-los – o que só reforçou minha vontade de ir provar e conhecer a produção in loco (eles têm restaurante e pousada aos pésdo vulcão).

Attia: um branco quaaase laranja, com 2 dias de maceração e a etiqueta mais fofa, representando todas as pessoas importantes para a Etnella

Os vinhos são aquela festa de variedades autóctones: Nerello Mascalese, Nerello Cappucio, Catarratto, Minnella, Inzolia, Grecanico, Zibibbo… vinhos sempre muito aromáticos, delicados, sem aquele álcool bombado que dá uma “nivelada por baixo”, na minha atual opinião.

Provamos o portfólio brasileiro todo:

  • Kaos Bianco 2022

Um laranja de respeito. cheio de personalidade. Produzido com Carricante, Catarratto, Malvasia, Moscato e Trebbiano. As vinhas têm entre 40 e 90 anos e são plantadas no tradicional “arborello”. São 12 dias de maceração com as cascas e 10 meses de afinamento em barricas de acácia e cimento. “Só” 11% de álcool contribuem para a drinkabilidade. Tem aromas de ervas e minerais, como toque salgado que lembra a proximidade do mar.

  • Kaos Rosso 2020

Vinho top da vinícola composto pelo blend típico da Sicilia: Nerello Mascalese (85%) e Nerello Cappuccio (15%). Boca complexa, que mistura rusticidade e elgância. Abundante em aromas de frutas vermelhas e a acidez esperada. Final persistente e guloso.

  • Artigiano Rosso 2022

Um terre Siciliane Rosso IGT com taninos finos  e acidez crocante. Nariz cheio de frutinhas vermelhas típicas da Nerello Mascalese. Os 13% de alcool contribuem para um corpo na medida exata da elegância e frescor.

  • Attia Bianco 2022

O charme desse blend de Chasselas Hybrid (30%), Trebbiano (25%), Carricante (20%), Moscato (10%) e Grecanico (5%) já começa pela etiqueta, uma caricatura que apresenta todas as pessoas importantes para a Etnella. Attia significa “a ti”, como nos explicou Davide. Tem uma curta maceração pelicular de 2 dias e afinamento em inox e cimento por 10 meses. Fresco, tem um toque de chá verde e ervas no nariz com bom corpo para um branco.

  • Orientale Sicula Rosato 2022

Um rosé delicioso e muito diferente. As vinhas de Nerello Mascalese (tinta) ficam na parte norte do Etna a 500 metros de altitude (a localização exata vem mostrada na etiqueta – achei uma graça!). Esse é o único dos vinhos provados em que há adição de sulfitos. Aromas muito vivos de frutas vermelhas embalados numa acidez salivante. Delicioso.

Claro que adorei o vinho laranja, mas queria mesmo falar dos tintos, baseados na Nerello Mascalese – essa uva tão particularmente siciliana, delicada e rústica, crocante e cheirosa (se nunca provou, recomendo testar urgentemente!). Queria muuuuuuito ter provado o petnat de Nerello Mascalese, mas nenhuma das míseras 600 garrafas produzidas chega por aqui ainda – esse vai ficar para a experiência in loco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *