Dica certeira para aproveitar um belo vinho no calor sem esfolar o bolso.
Os vinhos rosé estão em alta!
Nem muito à direita nem muito à esquerda: como (quase) sempre, a resposta certa está no equilíbrio central. No mundo do vinho, esse “meio termo” tem um nome: vinho rosé!
Produzido com uvas tintas mas com curta maceração (o tempo de contato com as cascas responsável pela cor e corpo nos vinhos tintos), os rosés acabam servindo como grandes coringas: retém a leveza e frescura dos vinhos brancos, com um toque de “pegada” dos tintos. A intensidade dessa pegada de vinho tinto vai justamente depender do tempo de maceração – que usualmente se mostra também na intensidade da cor rosada. Entenda sobre o processo de produção dos vinhos aqui.
Vinho orgânico e que cabe no bolso
Esse rosé do Pinot Noir da Cono Sur é uma delicinha – de frescor e de preço 🤑. Os aromas de frutas vermelhas e acidez que a gente gosta por R$62 já me parece um ótimo deal, mas tem mais…
Tenho carinho especial pela vinícola Cono Sur, que me foi apresentada pela querida @claritoledo . Fica no Vale de Casablanca e É ESPECIALISTA EM PINOT NOIR! Eles têm até uma bodega separada pra vinificar só Pinot Noir. As uvas do rosé, interessantemente, vêm do longínquo Vale del Bío Bío, no sul do país.
Outro plus: o trabalho na Cono Sur é orgânico, com tratamento de efluentes e super cuidado com a natureza. O nome é inspirado no meio de transporte não poluente incentivado pelo patrão e utilizado pelos trabalhadores: a bicicleta 🚲
Harmonização
Como é de se esperar com um chamado “vinho coringa”, o rosé combina com quase tudo. Esse Rosé Bicicleta, que puxa mais para o lado leve, vai muito bem sozinho, com canapés e saladas.
Também encara com louvor pratos principais mais leves, como massas (que podem ser recheadas até com carnes brancas) e molhos sugo e bechamel. Pratos à base de peixe também são ótima pedida.
.
Vinicola: @conosurvineyards
Importado pela @lapastina.oficial e enviado por @temacomunica
Informação mais técnica (longe de ser uma ficha)
Nome: Bicicleta Rosé
Safra: 2021
Estilo: rosé
Uvas: 100% Pinot Noir do Valle del Bío Bío, no Chile
Produtor: Cono Sur
Álcool: 13%
Degustação: Aromas de frutas vermelhas e toque cítrico. Corpo leve, delicado. Acidez alta.
Degustado em: 01/02/2023