Atualização com os “melhores do Brasil”
Como já virou tradição, Patricio Tapia nos brinda com suas descobertas e melhores vinhos degustados no Guia Descorchados 2021.
Os melhores vinhos da América do Sul
Este é um post curtinho, apenas para compartilhar os informes Descorchados 2021 que recebi. Sem análises ou críticas. Desfrutem!
Melhores vinhos da Argentina
Por aqui, Tapia destaca a aparente dicotomia do cenário argentino: de um lado a inovação de fazer vinhos a partir de vinhedos altíssimos, quase no topo da cordilheira; por outro lado, uma busca por resgatar lugares clássicos como Perdriel, Lullunta… Entre os top 10 tintos, 10 Malbecs! Até o Gran Enemigo El Cepillo é um bllend da tradicional Cabernet Franc local e Malbec.
Melhores vinhos do Chile
O informe sobre o Chile é uma aula de terroir e vinificação. Destaque para os vinhos rosé e a uva Pinot Noir por aqui, com a presença de um deles entre os top 10
Mehores vinhos do Uruguai
Destaque para os excelentes vinhos brancos sendo produzidos no país. Presença das “figurinhas carimbadas” Bolza, Deicas, Garzón e Pizzorno. Novidade destacada (para mim): Bodega Cerro del Toro.
Melhores vinhos do Brasil
O destaque no cenário brasileiro são os espumantes, como sempre. O ENÓLOGO DO ANO no Brasil é o uruguaio Alejandro Cardozo, sócio de Estrelas do Brasil. A BODEGA DO ANO foi Familía Geisse, do chileno Mario Geisse. O título de REVELAÇÃO ficou com a bodega Gahyba, perto de Porto Alegre, de Luís Wullf.
O melhor tinto na opinião de Tápias? Um clairet! O Clarete da Era dos Ventos.