2020 foi o ano em que “descobri” o vinho laranja (ou vinho âmbar, como preferem alguns, ou ainda brancos de maceração ou curtimenta). Já tinha provado o famoso Gravner e me encantado, mas meu poder aquisitivo não me permitia consumir esses vinhos.
Yes, nós temos (vinho) laranja!
A solução? Brasileiros! procurando por esse Brasil encontrei vários produtores, com disferentes graus de “naturebice”. A Serra Catarinense, talvez por uma questão de “terroir” (neste caso, penso em terroir como o sucesso obtido por um vizinho motivando os outros a produzirem no mesmo estilo), é bastante prolífera em vinhos laranja.
Pela bagatela de R$62,00, o Arancione, da Villagio Conti, foi uma porta de entrada natural para esse universo paralelo.
Entrega muito pelo preço
Elaborado com as uvas brancas Ribolla Gialla, Grechetto, Vermentino e Malvasia de Cândia e maceração com as cascas por 90 dias (processo usualmente empregado na produção de vinho tinto – saiba mais aqui).
O vinho não estagia em madeira mas mostra sutis notas oxidativas que, somadas aos aromas de lima de pérsia e damascos, garantem uma complexidade inesperada pelo preço.
A presença de taninos confere corpo e peso em boca, tornando-o um vinho versátil que harmoniza com uma grande variedade de pratos, dos mais leves aos mais exuberantes. Já provei (e aprovei) com frutos do mar, pratos com queijos azuis, pepperoni e condimentados estilo thay.
Sobre a Villagio Conti
Foi no Vale do Pericó, São Joaquim, na altitude da serra catarinense que Humberto Conti encontrou o lugar ideal para concretizar seu sonho de produzir vinhos.
Focado em variedades italianas, o engenheiro de alimentos e ex executivo de compliance produz vinhos com nomes criativos e variedades pouco conhecidas, como é o caso da Pignolo, originária do Friuli.
A propriedade recebe visitantes e conta com wine bar.
Conheça mais sobre os vinhos e a filosofia do produtor na entrevista no podcast.
Informação mais técnica (longe de ser uma ficha)
Nome: Arancione (“laranja” em italiano)
Safra: 2018
Estilo: laranja (90 dias de maceração com as cascas)
Uvas: Ribolla Gialla, Grechetto, Vermentino e Malvasia de Candia.
Produtor: Villaggio Conti
Como comprar: site da vinícola >>
Álcool: 12,5%
Degustação: Intensidade aromática média, com predominância de aromas cítricos e algumas frutas tropicais. Corpo médio e final levemente adocicado, apesar de ser vinho seco. Taninos perceptíveis, mas sem agressividade.
Degustado em: 13/05/2020