Podcast: Download (Duration: 34:59 — 26.2MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
Um episódio técnico e básico para entender latitude, clima, solos, correntes, ventos… tudo que a videira precisa. Afinal, o vinho bom é feito no campo.
O bom vinho nasce no campo
Todo produtor recita esse mantra: o vinho bom “se faz” no campo. Especialmente os tão em alta vinhos feitos com mínima intervenção. Mas não é em qualquer campo que os bons vinhos são produzidos.
Nos famosos terroirs, os vários elementos necessários à mera sobrevivência das videiras se combinam e interagem de maneira específica. Essa interação permitirá que a variedade certa de uva alcance sua expressão máxima.
Os 5 itens essenciais à videira
A videira, como outras plantas, necessita essencialmente de 5 elementos para sobreviver e produzir frutos:
- Luz solar
- Calor
- Água
- Minerais
- Dióxido de Carbono
As combinações dos itens essenciais
Neste episódio faço um overview, com base na visão WSET, nas condições que definem como será o acesso da videira a esses itens essenciais a sua sobrevivência.
São comentados:
- Latitude
- Clima e safra
- Topografia
- Correntes marítimas e proximidade e corpos de água
- Solos
Índice Winkler
Para temperar a visão WSET com uma pitada de Novo Mundo, comento também sobre o índice Winkler. Criado pela UC Davis, o índice classifica regiões de acordo com a quantidade de calor e luz solar disponíveis durante a temporada de crescimento.
Dicas legais para fixar esses conhecimentos
Os vídeos são ferramentas visuais que ajudam muito na fixação de conhecimentos. Será muito legal assistir a esses vídeos – principamente se você já tinha assistido mas ainda não tinha esse conhecimento apresentado no podcast de hoje.
Dica 1: Assista ao vídeo para ouvir o David Giacomini explicando seu terroir e o índice Winkler aqui
Dica 2: Assista ao Rodrigo Romero da Viña Trappi explicando como o aspersor de água ajuda no combate às geadas na Patagônia aqui
Seus podcasts são viciantes!😍
Adoro!!! 👏👏👏👏👏👏