O vinho fica melhor porque está na garrafa Magnum ou está na garrafa Magnum porque é o melhor vinho? Lançamentos Costa Boal Homenagem rosé e Segredo 6 – disponíveis apenas em garrafa Magnum ou maior – reforçam o fetiche dos enófilos com as garrafas de grandes formatos.
Os lançamentos da vinícola portugesa Costa Boal na semana passada, ambos em (pouquíssimas) garrafas magnum me fizeram lembrar de um slogan de biscoitos que marcou minha geração buscando associar a frescura do produto à velocidade de vendas: vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?
As 600 garrafas do Homenagem rosé 2023 produzidas são todas magnum – aquela garrafa dupla, de 1,5l, que costuma causar frisson entre os enófilos.
Da mesma forma o lançamento tinto “O Segredo 6” – fruto da parceria entre o produtor António Boal (da Costa Boal) e o ex-jogador de futebol Costinha – aposta no glamour das garrafas em grandes formatos: foi produzido um total de 475 garrafas sendo 400 garrafas magnum – aquela de 1,5l), 50 de cinco litros e 25 garrafas de 15 litros – as famosas Sovereign, criadas pela Tattinger em sua icônica safra 1987 – que chegaram ao mercado portugês pela bagatela de 8 mil euros. Curiosidade: a produção de garrafas Sovereign foi incrementada na safra 2021 em função do sucesso de vendas na safra anterior, quando as 6 garrafas produzidas esgotaram rapidamente.
Essa “ode ao 6” é uma alusão ao número da camisa que Costinha usava nas partidas, (para dar sorte). Em sua primeira safra a “ode ao 6” do Segredo 6 foi mais mística: foram engarrafadas 600 garrafas magnum, 66 de cinco litros e seis de 15 litros. Os preços seguiram essa filosofia e continuam os mesmos: 600, 1,500 e 8 mil euros, respectivamente.
Todos os vinhos da Costa Boal são assinados pelo enólogo Paulo Nunes, já por 2 vezes eleito “Enólogo do Ano” em Portugal. Nunes diz que essa safra do Segredo 6, 2020, é a melhor da história.
Os lançamentos são importados e distribuidos com exclusividade no Brasil pela Rota do Azeite e Vinho que representa mais de 30 rótulos da Costa Boal. Pude provar esses lançamentos e alguns outros rótulos deste produtor de vinhos “predestinado” (Boal é o nome de uma tradicional variedade de uva portuguesa). A Costa Boal é uma vinícola boutique, com mais de 150 anos de tradição. A produção anual é de 150 mil garrafas nas regiões do Douro, Trás-os-Montes e Alentejo.
Lançamentos da Costa Boal
Costa Boal Homenagem – rosé 2023 Douro/Cima Corgo
Concebido como uma homenagem às variedades durienses Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta-Roriz esse rosé é produzido apenas com o mosto flor, numa prensagem leve que extrai apenas 30% do suco das uvas. Fermenta espontâneamente em barricas francesas sem tosta de 500 litros, onde permanece por 6 meses sobre suas lías. Delicados aromas de frutas vermelhas envoltos numa complexidade cremosa. Ótima acidez e madeira imperceptível. Boca marcante e final longo. Acompanha comidas delicadas e fica ótimo também sozinho.
Apenas 600 garrafas magnum produzidas.
Segredo 6 Vinhas Velhas Cuvee 2021 – Tua Valley
Definido por António Boal como “o Romanée-Conti de Trás-os-Montes”.
Assinado pelo enólogo Paulo Nunes. As uvas para produção do Segredo 6 provém de 4,5 hectares de vinhas velhas, sem armação, instaladas em solos de xisto e quartzo que produzem entre 1.200 a 1.500 litros. Para médio prazo, os empresários ponderam construir uma adega, em Mirandela, que permita vinificar outros tipos de vinho da região, nomeadamente brancos.
Outros vinhos degustados
Além dos lançamentos especialíssimos, pudemos degustar outros rótulos produzidos pela Costa Boal em seus diversos terroirs: Douro, Alentejo e Trás-os-Montes.
Monte dos Cardeais Reserva Branco 2022 – Etremoz
Um fresco blend de Chardonnay e Antão Vaz do Alentejo, com 6,3 g de acidez por litro. Nariz intenso, com toques florais e fruta de caroço madura, bem concentrado. Corpo cremoso, resultado dos 6 meses sur lie em barricas francesas. 13% de álcool. Delicioso.
Flor do Tua Superior 17 – 2020 – Douro Superior
Com impressionantes 17% de álcool, esse blend de vinhas velhas de Touriga Franca e Touriga Nacional surpreende: sim é intenso, mas também equilibrado, com notas de frutos vermelhos. Taninos nobres e presentes. Um vinho com muita presença, rico e que tem um final envolvente e longo. Passa por estágio de 8 meses em carvalho francês. Deve ser consumido mais fresco, mas o álcool não incomoda.
Produzido em garrafas de 750ml,1,5L e 5l.
Flor do Côa Reserva Tinto 2019 – Douro
Blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz – típico do Douro. Tem apenas passagem por tanques de inox. É um tinto supreendentemente fresco e estruturado, com paladar delicado apesar de seus 14% de álcool.
Flor do Tua Reserva tinto 2019 – Túa Valley
Blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz apresenta taninos finos e “entrega” sua passagem de 8 meses por barricas francesas nas sutis notas delicadas de menta e tabaco. Corpo médio+ e agradável final de boca. Também produzido em formatos grandes: 1,5L e 5L, aém dos tradicionais 750ml.
Flor do Tua Reserva Branco 2022
Vindo da DOC TRÁS-OS-MONTES, esse blend de Côdega de Larinho e Viosinho é intenso e vibrante. Apresenta toques cítricos e de fruta amarela bem madura, com uma acidez deliciosa. 13% de álcool garantem um corpo médio muito bem equilibrado.
Monte dos Cardeais Reserva 2019 tinto – Extremoz
Tinto alentejano gordo e estruturado, com acidez que confere elegância. Blend de Alicante Bouchet e Syrah, tem boca suculenta com aromas de frutas vermelhas e pitadas de especiarias. Estagia por 16 meses em barricas francesas de diversos tamanhos, adquirindo notas muito discretas de madeira.