Entre os dias 20 e 26 de maio acontece em Sampa a 1ª Settimana del Vino Italiano. O evento precede a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, programada para outubro deste ano, trazendo rótulos de vinhps de todas as regiões da Itália para as mesas de 20 bons restaurantes italianos de São Paulo. Confira os participantes.
Para aproveitar a Settimana del Vino Italiano basta visitar um dos restaurantes participantes entre 20 e 26 de maio (reservas prévias são sempre recomendadas) e escolher entre as sugestões de rótulos da região que o estabelecimento representa, disponíveis em taça ou garrafa. Também serão sugeridos pratos harmonizados com receitas da mesma região dos vinhos.
“Beber uma taça de vinho é como fazer uma pequena viagem no Bel Paese, conhecer sua história e apreciar as raízes das culturas regionais italianas. Trata-se de um produto típico da nossa tradição”, afirma Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo. “Convido todos vocês a fazerem esta viagem imersiva, participando da Settimana del Vino Italiano.”
Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento, lembra que todas as vinte regiões da Itália produzem vinho. “E elas criam rótulos com a mesma qualidade e variedade que caracterizam a culinária do país.” Para ele, a Settimana del Vino nasceu para complementar a Settimana della Cucina Regionale Italiana, destacando a bebida que está sempre presente nas mesas dos italianos e é cada vez mais apreciada pelos brasileiros.
A ITÁLIA E OS SEUS VINHOS
A Itália sempre esteve entre os maiores produtores de vinho do mundo. Na última safra (2023), segundo o ISTAT (Instituto Nacional de Estatística da Itália), o país somou 42,5 milhões de hectolitros desta bebida (25,5 hectolitros de vinho branco e 17 hectolitros de vinho tinto). Veneto, Puglia e Emilia-Romagna são as três regiões que encabeçam a lista de maiores volumes. Além disso, a Itália ostenta a mais rica diversidade de espécies de uvas viníferas autóctones do planeta (545 cepas). Outro dado marcante é que os parreirais italianos estão distribuídos por todas as 20 regiões administrativas. E cada uma delas, do Valle d’Aosta à Sicilia, tem, pelo menos, um vinho com características únicas, que o diferenciam de todos os outros do país. Essa pluralidade de estilos e de perfis sensoriais de vinho reflete-se no número de denominações de origem, divididas entre IGT (Indicação Geográfica Típica), DOC (Denominação de Origem Controlada) e DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Atualmente, existem 118 IGTs, 330 DOCs e 74 DOCGs.
O VINHO
O vinho é uma bebida milenar que ganhou força na região mediterrânea e se tornou conhecida em todo o mundo, graças aos seus valores culturais, sociais e simbólicos. Desde sempre inspira poetas, escritores e artistas por ser um produto da natureza, que integra a alimentação e alegra as refeições entre familiares e amigos. O consumo diário de forma moderada é indicado pela medicina como um alimento energético complementar. E a bebida também vai para a cozinha, compondo molhos e reduções – vários deles, aliás, enriquecem pratos típicos da culinária italiana.
SOBRE A SETTIMANA DELLA CUCINA REGIONALE ITALIANA
Em 2024 a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana será realizada num momento muito especial para brasileiros e italianos: o dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o Brasil, pontuado pelo desembarque do primeiro navio com imigrantes (trentinos e vênetos) no porto de Vitória-ES, em 1874. Para marcar as comemorações desta temporada simbólica, o Consulado Geral da Itália está capitaneando eventos de promoção enogastronômica que vão, de certa forma, abrir caminho para a 13ª edição da tradicional Settimana della Cucina Regionale, já marcada para o período de 21 a 27 de outubro. O primeiro deles é a inédita Settimana del Vino Italiano, entre 20 e 26 de maio. Na sequência, com participação também de 20 restaurantes, ocorre a, também estreante, Settimana della Pizza, no período de 8 a 14 de julho.
A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.
Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de todo o sistema das instituições italianas presentes na cidade (Istituto Italiano di Cultura, Agência do Comércio Exterior, Agência Nacional do Turismo, Câmara Italiana de Comércio de São Paulo – ITALCAM). Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.
SERVIÇO
1ª SETTIMANA DEL VINO ITALIANO
De 20 a 26 de maio
Para mais informações sobre o evento consulte: www.settimanadelvino.com
LISTA DE REGIÕES VINÍCOLAS E OS SEUS RESPECTIVOS RESTAURANTES
- ABRUZZO: RISTORANTINO (UNIDADE JARDINS)
- BASILICATA: ZUCCO (UNIDADE JARDINS)
- CALABRIA: SENSI
- CAMPANIA: LIDO
- EMILIA-ROMAGNA: VINHERIA PERCUSSI
- FRIULI-VENEZIA GIULIA: TERRAÇO ITÁLIA
- LAZIO: CA’D’ORO
- LIGURIA: SANTO COLOMBA
- LOMBARDIA: MAREMONTI (UNIDADE CAMPO BELO)
- MARCHE: VINARIUM
- MOLISE: SHIHOMA
- PIEMONTE: PISELLI (UNIDADE JARDINS)
- PUGLIA: SUPRA DI MAURO MAIA
- SARDEGNA: TRE BICCHIERI
- SICILIA: ENOSTERIA (UNIDADE OSCAR FREIRE)
- TOSCANA: TEMPERANI CUCINA
- TRENTINO-ALTO ADIGE: ZENA
- UMBRIA: CASA SANTO ANTÔNIO
- VALLE D’AOSTA: SIMONE
- VENETO: GERO ITAIM
Essa promoção da riqueza e diversidade dos vinhos italianos, elaborados num território que já recebeu o nome de “Enotria” (Terra dos Vinhos) na Antiguidade e, hoje, tem uma das maiores produções desta bebida no mundo, é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo. Esse órgão governamental italiano ainda conta com os seguintes apoios institucionais neste evento: Accademia Italiana della Cucina, Istituto Italiano di Cultura San Paolo, ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM.