Fabiana Knolseisen, 30/09/2016
O bodegueiro uruguaio já é normalmente super hospitaleiro, mas o Bernardo exagera! E a gente adora! Os proprietários Bernardo Marzuca e Maria Marta Barberis fazem questão de recepcionar pessoalmente os visitantes, que chegam o tempo todo com a crescente fama desta bodeguinha charmosa e deliciosa. O Bernardo – sim, até o final da visita você estará se sentindo como se fossem amigos de infância – vai te contar toda a história enquanto te leva percorrer a propriedade ou sentado no sofá, enquanto te mostra as fotos da construção e degusta um vinho (ou um chimarrão). E isso com um brilho nos olhos e uma paixão aos quais nem meu maridão coração de pedra conseguiu ficar indiferente!
espaço
Eu não quero falar muito, porque eu acho que todo mundo deve ir e conhecer pessoalmente. Super recomendo! Mas lá vai: a bodega El Legado é uma homenagem ao pai, Don Luis Marzuca, que teve que abrir mão das terras na crise econômica dos anos 80 e acabou não concretizando o sonho de produzir seu próprio vinho. Em 2007 o Bernardo conseguiu recuperar parte das terras e plantar as primeiras videiras. É 1 ha – mais ou menos 1 quarteirão – com tannat e syrah que produz 5mil garrafas por ano. O plano é não passar das 10mil. A família inteira trabalha na plantação e colheita, que acontece num churrasco de fim de semana em volta da piscina.
espaço
O sistema de condução é quase desconhecido por aqui, o cordón vertical libre, orgulhosamente trazido dos vinhedos da Califórnia. Vale até estudar um pouquinho o te
ma para gerar uma discussão. Ele vai adorar! E de quebra os vinhos – 3 no total: um tannat, um syrah e um blend – são ótimos! O blend fica guardado no barril, e você tem a oportunidade de se servir diretamente usando uma pipeta, como fazem os enólogos. Esse da foto é o maridão se achando o tal!
espaço
Para 2017 já devem estar prontas as cabanas, e será possível hospedar-se na bodega e amanhecer entre os vinhedos.
espaço
espaço
O sistema de condução e os três vinhos produzidos. Todos premiados.
espaço
espaço
espaço
Simples Vinho Por Taça:
- São 247km desde Montevidéu (3 horas). Desde Buenos Aires são só 183km, mas toma umas 4h30 pegando o ferry rápido. O Google faz um mapa ótimo!
- Aproveite para conhecer Colônia del Sacramento (83 km antes para quem vem de Montevidéu e parada obrigatória para quem vem de ferry desde Buenos Aires)
- Convém reservar antes de ir. WhatsApp tá valendo: +598 98307193 ou Facebook
- Quem visita em grupo pode optar por almoçar no local um típico churrasco uruguaio
- Conheça também Almacén de la Capilla, bem pertinho e no caminho da bodega
- Após a visita almoce (e/ou se hospede) na Posada Campo Tinto – também bem pertinho e no caminho da bodega
- Para 2017 já devem estar prontas as cabanas, e será possível hospedar-se na bodega e amanhecer entre os vinhedos
Oi Fabiana aqui é o Rodrigo. Descobri recentemente o seu blog e fiquei encantado !!! Estou maratonando todos os episodios e também me interessei muito conhecer o mais o Uruguai e especialmente em ir na El Legado. Queria te perguntar, como faço pra entrar em contato com eles ? Queria trocar informações sobre a reserva do tour, e até quem sabe, hospedagem… Seria pra Julho… Obrigado pelas dicas, e novamente Parabéns e Muito Obrigado por compartilhar conosco toda sua paixão… Abraços !!!
Oi Rodrigo! A visita à El Legado é mesmo uma das melhores: o carinho e talento uruguaios de recepcionar levados à perfeição. Nunca ouvi 1 queixa sequer. Quanto à reserva, eu na época fiz pelo whatsapp que está no post – não funciona mais?? No Google achei esse outro número para conta: +598 98 666 001. Depois me conta como foi. Saúde!
Oi Fabiana. Muito Obrigado pelo pronto retorno !!! Estou torcendo pra dar certo.. Te falo como foi… Obrigado !!!