SV#81: Ouro nos vinhedos – o Grand Cru da América do Sul e outras histórias

No comments exist
Ouro nos Vinhedos
Quarentena na melhor companhia: livros, vinhos e gatos

Ouro nos Vinhedos, recente livro de Laura Catena – herdeira e sucessora na direção da vinícola responsável pela marca mais admirada do mundo – narra a trajetória de 12 grandes vinhedos do mundo. Neste episódio conto a história de um deles: Adrianna Vineyard – o Grand Cru da América do Sul. Tintim!

Um resgate da história e da infância

Logo na abertura de seu livro, Ouro nos Vinhedos, Laura Catena conta como sua avó Nicásia a ensinou que adultos também podiam e deviam brincar. Indica que dali, sua infância nas tardes ensolaradas em Mendoza, veio a inspiração para escrever um livro sobre vinhos que informasse, mas com a leveza de um livro de histórias infantis.

Romance e fatos históricos

Laura decidiu contar a história de 12 grandes vinhedos do mundo – seus amores, lutas e reveses – num livro repleto de ilustrações e dados históricos.

Pelas 184 páginas amareladas de Ouro nos Vinhedos os apaixonados por vinhos podem navegar pelos dramas que marcaram Château Lafite Rotshchild, Viña Tondonia, Romanée-Conti e, claro, Adrianna Vineyard – o icônico vinhedo da família Catena – dentre outros.

Além das trajetórias históricas, o livro trás ainda curiosidades e informações sobre alguns dos famosos vinhos produzidos nesses 12 grandes vinhedos. Todo diagramado e repleto de citações, é quase impossível resistir à tentação imediata de folheá-lo, pulando páginas como uma criança que antecipa o final através dos desenhos. Exatamente a intenção de Laura.

Adrianna Vineyard – o Grand Cru da América do Sul

Uma votação no Instagram escolheu a história do vinhedo da prórpia família Catena para ser contada neste episódio do podcast. Como não daria para fazer justiça ao livro apenas ouvindo a história, postei esse vídeo em que folheio o capítulo.

Folheie o capítulo sobre o Adrianna Vineyard aqui

Catena Institute of Wine

O podcast fala brevemente do instituto criado por Laura Catena para desvendar e entender o terroir que a família desbravou. Parte do sucesso da Catena Zapata é sorte, como Laura gosta de dizer, mas há que se reconhecer a parcela – não pequena –  da contribuição científica nesse sucesso.

Responsável pelo maior estudo de terroir do mundo, o Instituto vai merecer um podcast só dele. Enquanto isso curiosos podem “pular páginas” e espiar aqui >>

Dados

Livro: Ouro nos Vinhedos

Autora: Laura Catena

Páginas: 174

Editora: Catapulta

Valor sugerido: R$59,90

Instagram: @lauracatenamd @catenawine

Twitter @lauracatena @catenamalbec

Reserve na agenda a data da degustação guiada com o Alejandro Vigil. Mais informações em breve.

Save the date

15/07/2020 20h

Créditos e agradecimentos

  • Agradecimento à Laura Catena pelo presente
  • Obrigada aos apoiadores:

                                   

Trecho do email que eu recebi falando sobre o livro:

“Meu novo livro Ouro nos Vinhedos é uma coleção de histórias ilustradas sobre os 12 vinhedos mais célebres do mundo, disponível também em português. O livro está cheio de surpresas – ele acabou de ganhar o GOURMAND WORLD COOKBOOK AWARD 2020 como o MELHOR LIVRO DE HISTÓRIA DO VINHO NO MUNDO, foi um grande sucesso na Argentina e a versão em inglês esgotou nos Estados Unidos no dia de seu lançamento na Amazon.

Minha única explicação para isso é que ele é O PRIMEIRO LIVRO a contar ‘OS BASTIDORES’ de cada um desses FAMOSOS DOMAINES – as lutas, o drama, a história intrínseca da origem do terroir – e dá vida a tudo isso em belos desenhos. Sempre achei que as vinícolas familiares produzem os melhores vinhos, por isso este livro enfoca os ilustres proprietários do Domaine Romanée-Conti, Château Lafite Rothschild, Viña Tondonia de López de Heredia, Harlan Estate, do Napa Valley, o vinhedo Adrianna, da Argentina, e muito mais.

Laura”

  • Ao longo do programa de hoje você ouviu Dois pra lá, dois pra cá – de Aldir Blanc e João Bosco, na interpretação de Elis Regina
  • Na abertura, como sempre, tivemos Jane Monhit e Michael Bubblé com I won´t dance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *