Podcast: Download (Duration: 30:37 — 22.4MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
No episódio de hoje conhecemos os primeiros personagens com atuação direta na produção dos vinhos que pegaram os franceses de surpresa no Julgamento de Paris e, de certa forma, revolucionaram o mundo do vinho: André Tchelistcheff e Mike Grgich.
Este capítulo apresenta também as inovações que vinham acontecendo na Califórnia – a cooperação entre produtores e pesquisadores – e que possibilitaram esse desfecho surpreendente.
O Julgamento de Paris
Uma degustação às cegas, numa bela tarde de maio de 1976 em Paris abalou o mundo do vinho: vinhos da Califórnia ofuscaram grandes e tradicionais vinhos franceses e mostraram ao mundo que bons vinhos podiam ser produzidos fora da França. Essa degustação ficou conhecida como o Julgamento de Paris.
George Tabber, o único jornalista presente, relatou a história em um livro e é essa história que estou contando em capítulos aqui no podcast (com muitos pitacos, claro!)
Ouça também:
- SV#58 – O Julgamento de Paris
- SV#60 – Bordeaux: os vinhos tintos franceses do Julgamento de Paris
- SV#61 – Bordeaux: regiões e classificações dos vinhos
- SV#62 – Os vinhos brancos da Borgonha no Julgamento de Paris
Conheça André Tchelistcheff
O grande enólogo do Napa Valley (considerado por alguns o enólogo mais influente das américas) foi homenageado com um filme recente contando sua história: André – the voice of wine.