Podcast: Download (Duration: 23:34 — 17.6MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
Nesse programa eu falo sobre a Maremma Toscana DOC – região de origem do vinho que estou sorteando no perfil no Instagram. Como sempre, falamos também sobre outras denominações de origem toscanas e dos 40 clones da uva Sangiovese (só os catalogados!). Tem regra bônus pro sorteio aqui no podcast. Participa lá indicando os amigos ou com a #aprendinosimplesvinho. Boa sorte!
A Toscana é sempre a Toscana, mas…
Florença, Pisa, Chianti, Brunello de Montalcino… A Toscana é uma das regiões italianas que mais atraem turistas pelo seu legado histórico, paisagens, vinhos e gastronomia. Nesse podcast eu busquei explorar as áreas e vinhos menos conhecidos da região, mas você pode conferir mais sobre a Toscana neste post >>.
… a Maremma Toscana pode te surpreender
No passado uma terra pantanosa infestada de bandidos e malária, a região vem se destacando desde o final dos anos 1990 por seus atrativos turísticos e vinhos.
Enquanto se posiciona como uma alternativa mais exclusiva à popular Toscana, investindo no turismo de luxo, os vinhos da DOC Maremma representam uma resposta do sul da região aos famosos supertoscanos. Ao mesmo tempo, preservam a priorização das uvas autóctones em seus blends, tendo a Sangiovese como maior destaque.
Nem tudo é Sangiovese
Além de a DOC Maremma Toscana permitir o uso de variedades internacionais na produção de seus vinhos, é interessante notar que a uva Sangiovese utilizada na Maremma não é a mesma dos famosos Brunello de Montalcino. No áudio eu comento brevemente sobre os diversos clones (são 40 clones catalogados!).
Também falamos nesse programa sobre a DOCG Morelino di Scansano – um vinho ligeiro, sem passagem por barricas (exceto os Riserva) e que deve ser consumido jovem. Apesar de ser o vinho mais produzido na Maremma, esse não é o principal responsável pelo posicionamento da região no cenário moderno do vinho italiano. O vinho é produzido a partir de um dos clones de Sangiovese conhecido como Morelino – o mesmo empregado nos Maremma Toscana DOC.
Que tal provar um Maremma Toscana DOC ?
Numa ação de marketing promovida pela Ville du Vin vamos sortear um exemplar da importação própria deles entre os seguidores do podcast e do Instagram. Concorrer é bem simples: as regras estão no post (aí ao lado e ainda tem bônus no áudio). O sorteio será dia 17/05/2019 via sorteiogram.com.
Maremma x Chianti Classico
Neste vídeo (em inglês) Bruce Sanderson entrevista a produtora Barbara Widmer, da Brancaia. Ela comenta e prova 2 de seus vinhos: o Brancaia Riserva 2012 Chianti Classico DOCG e o Ilatraia 2012 Toscana IGT da Maremma. Confira aqui >>
Ver esta publicación en InstagramUna publicación compartida de Fabiana Knolseisen (@simplesvinho) el
Créditos e agradecimentos
- Agradecimento ao sommelier Nilson Bernardi pelas valiosas informações (de primeira mão!) sobre a Maremma DOC
- O podcast usou como fonte, dentre outros, este artigo da Wine Spectator >>
- Obrigada aos apoiadores:
- Ao longo do programa de hoje você ouviu Couleur Café, com Música Nuda
- Na Abertura do programa, como sempre, ouvimos Jane Monhiet e Michael Bubblé – I won´t dance