Podcast: Download (Duration: 40:55 — 29.2MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
Esse programa surgiu com uma pergunta: qual a diferença entre vinho seco e suave? E aí uma coisa puxou a outra: quantos tipos de vinho existem? Quais são? Qual é melhor? São 40 minutos recheados com histórias e muitas curiosidades que eu nem imaginava! Tintim!
Alguns dos temas abordados no programa:
O que é vinho no Brasil ?
Falamos sobre a LEI Nº 7.678, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1988 e suas modificações, culminando com a Instrução Normativa 14 de 08 de fevereiro de 2018, que regulamenta o uso dos termos Reserva e Grand Reserva para vinhos brasileiros e cria o Vinho Nobre. Confira aqui a crítica do enólogo Adolfo Lona à nova regulamentação >>.
Qual a diferença entre vinho fino e vinho de mesa?
Falamos sobre os principais: vinho fino, vinho de mesa e vinho de mesa de viníferas, aproveitando para explorar as espécies de videiras viníferas, americanas e híbridas, com destaque para a Vidal, híbrida famosa no Canadá e a curiosa história da criação da uva Pinotage, icônica da África do Sul.
Açúcar no vinho pode?
Sim! A chaptalização é permitida no Brasil e em pelo menos dois dos lugares mais venerados do mundo do vinho: Champanhe e Bordeaux. Nesta parte eu comento as peculiaridades das regras para chaptalização destacando o bafafá no primeiro semestre de 2018 envolvendo um Grand Cru francês (link)!
Vinho seco é melhor que suave ?
Sim e não. Só ouvindo o programa pra conferir mas posso até adiantar: tem gente que pensa que é fã de vinho de seco e que vai se surpreender! (link para o artigo mencionado). De quebra falamos de algumas D.O.s docinhas no Vale do Loire e do White Zinfandel, um vinho criado por acidente e que se transformou no queridinho dos americanos e, de quebra, salvou as vinhas velhas de Zinfandel no Lodi, na Califórnia.
linhas
Créditos:
- Agradecimento à Flávia Cavalcanti, enóloga na Vinícola Thera e ao Eduardo Angheben, enólogo e proprietário da Vinícola Angheben
- Vacilão (de Zé Roberto) by Badi Assad
- Na abertura você ouviu, como sempre, Jane Monheit e Michael Bubblet: I won´t dance
linha