Dilemas de um enófilo
Às vezes tudo o que a gente quer é uma boa taça de vinho à noite. Pode ser porque se está sozinho, porque está frio, porque o dia foi punk no trabalho…
Bag in box com vinho bom: sonho de consumo
Porque achei ideal um vinho médio?
Um detalhe legal dos vinhos Lekubi é que cada embalagem contém um QR code que leva a um vídeo em que o próprio enólogo apresenta o vinho.
O Quinta da Carregosa Colheita Tinto foi o que mais me agradou por ser mais leve e elegante (13,5% de álcool, contra 14% das versões superiores, tanto da dourense quanto da alentejana). Também gostei que dispense aeração/decanter prévios, ainda demonstrando qualidade e intensidade aromática (frutas vermelhas), apesar do estágio de 6 meses em barricas de carvalho. É um blend de Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz.
O desafio (e os muitos benefícios) da embalagem alternativa
O enófilo brasileiro ainda é muito apegado à sua garrafa de vidro pesado, com fundo “bem fundo” e rolha (nem que seja sintética!). Muitos não abrem mão do romantismo envolvido no ritual de sacar a rolha e servir o vinho da garrafa ou do decanter. O caso do decanter, como falei acima, é facilmente resolvido (e até eventualmente necessário) com um vinho bag in box.
Mas não é essa a proposta do BiB. A ideia aqui é ser informal mesmo, para aqueles que consomem pouco, mas diariamente. Talvez por essa tradição, de ter o vinho “presente no dia a dia”, os europeus tenham aderido com muito mais fervor à ideia. Por lá, o vinho em bag pode ser encontrado até em resutaurantes estrelados, como é o caso do St. John em Londres.
Além da inegável praticidade, há outras vantagens oferecidas pelo bag – que talvez ainda não estejam tão fortes na mente do consumidor brasileiro, mas deveriam, nestes tempos de aquecimento global e transbordamento de lixo.
Apesar da utilização do plástivo – grande vilão atual do meio ambiente, a bag in box representa cerca de 1/3 do peso da garrafa de vidro para um mesmo volume de vinho. Assim, mais leve, ajuda o vinho a reduzir sua pegada de carbono no transporte, o que barateia o custo para o produto chegue em nossas taças. Os materiais também requerem menos energia que o vidro, tanto na produção quanto na reciclagem.
Consumidor de bag in box ajuda o planeta e economiza uns trocos!