Valmarino: originalmente tradicional

 Fabiana Knolseisen, 16/12/2017

Os vinhos nada loucos ou “difíceis de entender”: agradam ao paladar tradicional e agregam uma pitada de originalidade nas linhas premium. O único vinho da Valmarino que eu conhecia já era um dos meus brasileiros preferidos, mas quando eu fui ver o que acontece por trás das cortinas…

Além de conhecer outras criações interessantes do Marco Antônio Salton conheci também um pouco da sua filosofia original – desde o manejo do vinhedo à técnica de colheita e à vinificação pelo método Ganimede. Dá pra conferir um pouco dessa originalidade nesse programa que, não à toa, foi batizado de #SQN.

De porte médio, com produção anual de cerca de 200 mil garrafas e mais de 10 variedades de uva cultivadas em 16ha no coração da produção gaúcha de espumantes, em Pinto Bandeira. Seu vinho mais famoso é provavelmente o suculento cabernet franc, lançado apenas nos bons anos com etiqueta comemorativa do aniversário de fundação: a edição de 2017 leva o nome XX pelos 20 anos de trabalho.

espaço

Vinhos destacados e originais

A Valmarino produz vinho para todos os bolsos e ocasiões – desde as linhas bag in box, reserva a super premium. Descrevo aqui meus destaques, já comentados no SV#34:

espaço

Extra Brut Tinto: obter um espumante tinto é um desafio – a reunião de acidez, taninos e gás carbônico (todos agressivos ao paladar) pode ser explosiva. E esse é, de fato, um vinho ousado! Corte 50/50 de Pinot Noir e Sangiovese, maceradas com as cascas por 5 dias a 20 graus Celcius, produção pelo método tradicional e 5g/L de açúcar residual pra “dar uma amaciada” mas que quase nem se nota. Harmonização perfeita para pratos gordurosos como costela ou feijoada.

 

espaço

espaço

Cabernet Franc: suculento e carnudo – mais parecido com um chileno que com seus conterrâneos na mesma faixa de preço. Preserva as marcas registradas da variedade (especiarias e frutas negras) bem integradas à madeira de tostado forte, marca registrada na linha premium da vinícola. Sou suspeita pra falar do meu vinho brazuca preferido…

espaço

Espumante Extra Brut Valmarino & Churchill: corte tradicional de 90% chardonnay e 10% pinot noir, a originalidade aqui fica por conta da fermentação e maturação de 14 meses em barricas de tostado médio mais 12 meses sur lie. O resultado é um espumante delicado e marcante, perfeito para acompanhar um salmão ao molho de limão.

Esses são meus destaques. Confira na página da vinícola todo o portfólio oferecido, desde a linha bag in box, varietal, reserva e o super premium Reserva da Família >>

espaço

espaço


Simples Vinho por Taça

        • Não é necessário agendar para fazer as degustações, que acontecem em horário comercial
        • Bom de comprar: os preços na vinícola são melhores que os do site
        • Vale provar o vinho do bag inbox e, gostando, levar pra casa: a durabilidade após aberto é bem maior que a dos vinhos de garrafa e o preço, a metade!
        • A Valmarino fica em Pinto Bandeira. Dá pra aproveitar a “pernada” e visitar também a Geisse (mas é tão pertinho do Vale dos Vinhedos que nem precisa se planejar muito)
        • Aproveite conferir o “dedinho de prosa” que eu gravei com o Marco Antônio e ouça diretamente dele as explicações sobre suas técnicas e filosofias originais aqui

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.