Uma viagem no tempo – Almacén de la Capilla

IMG_20160807_110009

Fabiana Knolseisen, 25/10/2016

E no caminho, havia uma grata surpresa! Com cara de vendinha do interior mas super caprichado, o Almacén de la Capilla fica pertinho da Posada Campo Tinto – dá para ir nas bicicletas que a pousada empresta aos hóspedes – e no caminho da Bodega El Legado, que era meu destino. Gostei tanto que voltei no dia seguinte!

blabs

A recepção pelo Diego é, eu acredito, a parte mais legal: ele vai guiando um recorrido pela bodega e explicando o processo de fazer vinho de um jeito bem “simprão” e encantador. A cava no porão, com as garrafas cobertas por teias de aranha, é outro ponto alto dessa viagem no tempo, que começa em 1855 com a vinda da família desde Gênova na Itália.

blabs

Os vinhos Cordano são comercializados só ali na região de Carmelo mesmo. Os mais simples são vendidos a granel como antigamente: você leva sua garrafa vazia e volta com ela cheia! A linha “5ta Generación” até chega ao comércio local de Carmelo, mas a linha chamada “Almacén de la Capilla” é vendida exclusivamente ali na bodega. São vinhos jovens e vinhos de guarda, todos elaborados pela Ana Paula Cordano, a quinta geração da familía, com um carinho que salta aos olhos.

blabs

IMG_20160807_105925 - copia      IMG_20160807_105756 - copia

blabs

Além dos vinhos, vale à pena degustar também outros produtos da região – queijos (o queijo colónia é bem típico e “quase” uma D.O., ou denomição de origem), azeites, azeitonas, embutidos, mel, grappamiel (bebida típica uruguaia, misto de grapa, água e mel) e os doces caseiros em compota. A vedete é a pêra ao vinho tinto. Tannat, claro!

espaco

     Simples Vinho Por Taça:

  • São 247km desde Montevidéu (3 horas). Desde Buenos Aires são só 183km, mas toma umas 4h30 pegando o ferry rápido. O Google faz um mapa ótimo!
  • Aproveite para conhecer Colonia del Sacramento (83 km antes para quem vem de Montevidéu e parada obrigatória para quem vem de ferry desde Buenos Aires)
  • Não é necessário agendar visita. O Armazém é aberto todos os dias de 11am a 6pm. Já as degustações a Ana Paula Cordano gosta de acompanhar pessoalmente, então ela recomenda agendamento prévio. Vale WhatsApp, Facebook, email etc..
  • Pode-se optar pela degustação de 3 vinhos acompanhados de queijos da região por 20 dólares ou a versão mais completa por $25: 5 vinhos acompanhados dos queijos e fiambres e mais as famosas pêras ao vinho
  • Conheça também a Bodega El Legado
  • É possível hospedar-se numa cabana nos vinhedos. Combine com o Diego ou a Ana Paula por Whatsapp +598 99544255, email: almacendelacapilla@adinet.com.uy ou pelo Facebook
  • Curiosidade inútil: o famoso ex presidente Pepe Mujica é da família Cordano por parte materna e viveu parte da infância ali na região.

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.