Quiz#01 – Conhecimentos Gerais

                                          

São 12 perguntas sobre conhecimentos gerais básicos, todos já apresentados e comentados nos programas até o SV#15. Será que você alcança o Nível Gran Cru ? Boa sorte !

espaço

espaço

1/12. Organize os vinhos varietais em ordem crescente de adstringência

2/12. De qual tipo de madeira são feitas as barricas utilizadas na indústria vitivinícola ?

3/12. Os taninos dos vinhos:

4/12. A acidez nos vinhos:

5/12. A uva tinta emblemática da Argentina é a:

6/12. Vinho Verde

7/12. Sobre o vinho espumante:

8/12. Maceração carbônica:

9/12. O contato do vinho com leveduras mortas:

10/12. Vinhos brancos

11/12. Qual dos aromas NÃO é aplicável a vinhos brancos ?

12/12. O estágio em barricas NÃO:

4 Comments on “Quiz#01 – Conhecimentos Gerais

  1. Olá Fabiana, muito legal o Quiz, de ótimo nível, confesso que deu trabalho para responder algumas questões, tive que puxar pela memória os podcasts do Simplesvinho, mas com a ajuda de um cálice de vinho do Porto tudo ficou mais fácil, as ligações neurais e as sinapses foram ocorrendo mais intensamente, hehehe. Bem, só tenho a dizer que tenho aprendido muito com as suas aulas, eu sei, “quase um bate papo” para tratar de temas complexos, mas é isso mesmo e você tem feito isso com muita competência, parabéns! Ouço eventualmente outros podcasts sobre vinho, mas o formato do Simplesvinho é realmente mais interessante, mais didático, técnico na medida certa, traz sempre uma informação bacana agregada ao assunto, muita pesquisa né, elegante, tem música boa integrada ao tema e você não tem problemas em dar a sua opinião, em indicar bodegas, vinhos, lugares, restaurantes, enfim, você nos coloca na cena do vinho, um Scanner, um GPS para nós iniciantes, informações de muito valor, isso sem falar nas confrarias, pena que, mesmo sendo filho de espanhol, fiquei bem perdido com os uruguaios, para mim quase um russo, rs. Por falar em confraria, infelizmente não pude comparecer lá na Vila Mariana, experimentei um vinho da Bodega Garzon, um varietal de Tannat, achei delicioso. Meu interesse pelos vinhos uruguaios e pelo próprio Uruguai cresceu bastante, estou tentando convencer minha esposa a trocar a Argentina pelo El Paisito na nossa próxima viagem, mas tá difícil, rs. No último podcast você me deu material precioso para tentar convencê-la, não vou desistir! Opa, já falei demais, desculpe. Um grande abraço Fabiana! Obrigado!

    1. Uau, Marcos! Que feed back legal! Fico feliz em engajar mais gente pra curtir esse mundo que eu acho sensacional! Tenho certeza de que a Argentina será um destino de vinhos bem legal também, caso não consiga convencer sua esposa a ir ao Uruguai dessa vez hehe. Espero vocês na próxima confraria.

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.