Bodega Artesana – As Magas do Tannat

As magas Valentina Gatti e Analía Lazaneo
As magas Valentina Gatti e Analía Lazaneo
Fabiana Knolseisen, 31/12/2016

Decididamente, a bodega mais feminina nos arredores de Montevidéu e possivelmente a mais charmosa. Pequenininha e focada exclusivamente em uvas tintas, desse empreendimento de capital americano, mais precisamente Californiano, no Uruguai resulta esse surpreendente casamento da Zinfandel, ícone da California, com a tannat, ícone Uruguaio. A companhia da merlot garante a sobriedade ao blend mais pretensioso da casa, e um dos meus vinhos preferidos no Paisito. Em breve poderemos também conferir o que trará a caçula da casa, a cabernet franc, cuja primeira colheita acontece agora em 2017.

espaco

A recente sensação da bodega entre os sommeliers (e todo o público que o experimenta), no entanto, é o tannat rosé. Entusiastas do rosé, as enólogas Analía Lazaneo e Valentina Gatti se esmeram na produção dessa jóia: uvas de parcelas selecionadas sao colhidas em momentos distintos e fermentadas em barricas de carvalho, garantindo assim a combinação das características que as bruxas-alquimistas desejam ver representadas nesse vinho, coincidentemente ou não, criado no distrito de Las Brujas. Os rosé costumam carregar a má fama advinda de décadas de uso de uvas de baixa qualidade na sua produção. Esse não é o caso aqui, e a degustação é obrigatória!

espaco

Mais uma razão pra visitar, além aula de enologia proporcionada pela Analía ou a Valentina ? Os vinhos top. A bodega produz poucos e muito cuidados vinhos - seja pela seleção de uvas, uso de barricas etc. - então todos os vinhos da degustação aqui estão no quartil superior da escala de qualidade por um preco equivalente ao das bodegas maiores, que costumam compor suas degustacoes básicas com vinhos mais simples.


espaco

Simples Vinho Por Taça:

  • Agende antes de ir falando com a Analía +598 95780629  ou a Valentina +598 94596109
  • Confira no mapa como chegar
  • Não deixe de provar o tannat rosado
  • Compare o zinfandel uruguaio com o californiano e o Primitivo de Puglia (versão italiana, original, aliás, da mesma uva)
  • Consulte por eventos especiais - como degustações verticais - nas suas datas
  • São poucos, mas há vinhos Artesana no Brasil. Se apaixone antes de ir!
  • Confira como são feitos e outras curiosidades dos vinhos disponíveis no Brasil no SV#13 com participação das enólogas

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.