Você certamente já ouviu falar em “vinhos naturais”. O termo está na boca do povo: há os apaixonados e os traumatizados ou resistentes. Há também quem não tem certeza se sabe do que eu estou falando. Para todos eles, um programa imperdível é o bate papo com o produtor no próximo 02/09. Anota na agenda!
Quando
- Dia 02-09-2020 às 20h
Precisa adquirir o vinho para participar?
Não. Precisar, não precisa; mas deve! Fica mais divertido e apoia a produtora, que está dedicando parte de seu tempo para nos falar dos vinhos (sempre rola aula!)
Como participar
Super simples. Hoje, pela primeira vez, faremos o bate-papo no Google Meetings. Basta clicar no link abaixo..
Não esqueça do fone de ouvido!
O termo “vinho natural” pode dizer muito ou quase nada. Como não há regulamentação a respeito (nem vou comentar a tentativa francesa, ainda está muito insipiente), virtualmente qualquer produtor pode alegar produzir vinhos naturais. E pode ser verdade ou não.
A ideia de um vinho natural veio em resposta aos vinhos de produção massificada, que podem receber uma enorme quantidade de aditivos e corretores para garantir a padronização de suas características ou a criação de características desejadas pelos mercados e que não estavam originalmente presentes.
Alguns vêem essa prática como uma maquiagem, que esconde pequenas imperfeições e pode chegar a apagar completamente a identidade de um terroir e do vinho ali produzido.
Outros vêem fermentações espontâneas e a total recusa na utilização de alguns recursos como adição de SO2 como uma forma de produzir bebidas turvas, mal cheirosas e intragáveis.
O conceito é vago e cabem pelo menos 100 tons de cinza entre os extremos. Por isso é importante conhecer a filosofia de cada produtor e entender se o “natural” dele é compatível com o seu.
No próximo dia 02 de setembro teremos a oportunidade de conversar online com uma micro produtora totalmente apaixonada pela expressão mais pura da fruta, do terroir e do tempo. Após trabalhar com grandes nomes da indústria nacional, Vanessa Medín partiu em vôo solo, abraçando seu ideal de “natural”.
São rótulos lindos e com nomes encantadores como “Guardião da Sabedoria”, “Conexão com o Universo” e “Invisível aos olhos”. Confesso ter sido difícil escolher. Queria provar todos! O jeito foi juntar a galera nesse bate-papo: cada um com seu rótulo escolhido, suas opiniões e mais os insights da criadora. Estão todos convidados, com ou sem vinho!
COMO ADQUIRIR OS VINHOS
Da forma mais fair possível, como deveria ser a regra com esse tipo de produto: DIRETO COM A VANESSA. Os vinhos custam R$100 os finos e R$45 o de mesa. Tem pouco. Consulte abaixo.
Chegaram mega rápido e se correr dá tempo!
Pra falar com a Vanessa:
+55 (54) 8419-9999
Whatsapp: +55 54 8419-9999
Os vinhos disponíveis quando consultei eram:
- Vôo Livre Chardonnay 2019(Vinho Laranja)
- Guardião da Intuição Chardonnay e Malvasia de Cândia 2019 (Vinho Laranja) ACABANDO
- Conexão com o Universo Malvasia de Cândia 2018 (Vinho Laranja) ACABANDO
- Invisível aos Olhos Niagara e Malvasia de Cândia ( vinho de mesa) 2018 (Vinho Laranja) ACABANDO
- Constituindo Sonhos espumante de Chardonnay 2019 ACABANDO
- Amor imperfeito espumante rosé 2019 ACABANDO
- Poder Oculto rosé de Barbera, Pinot noir, Gamay, Malvasia de Cândia, Chardonnay e Trebbiano 2019 ACABANDO Segredo de Amar (60% Gamay, 20%Pinot Noir, 12% X e 8% Y) 2019 (Vinho Tinto) ACABANDO
- Doce Liberdade Gamay 2019 (Vinho Tinto)
- Guardiã da Sabredoria Pinot Noir 2019 (Vinho Tinto)
- Olhos da Alma (Ancellotta, Sangiovese, Primitivo e Negro Amaro) 2016 ACABANDO