SV#84: Vinho laranja do Brasil – Villaggio Conti

3 comments
Arancione-villaggio-conti-degustacao-virtua

Em mais um episódio da série vinhos laranja do Brasil eu entrevisto Humberto Conti, da vinícola Villaggio Conti – que foca nos vinhos de uvas de origem italiana na altitude catarinense.

Arancione 2019

Degustamos esse vinho numa confraria virtual com a participação do proprietário, Humberto Conti. elaborado no estilo ambar (ou laranja), com as uvas brancas Ribolla Gialla, Grechetto, Vermentino e Malvasia de Cândia e maceração com as cascas por 90 dias (processo usualmente empregado na produção de vinho tinto – saiba mais aqui).

O vinho não estagia em madeira mas mostra sutis notas oxidativas que, somadas aos aromas de lima de pérsia e damascos, garantem uma complexidade inesperada pelo preço (R$62 na promoção de 10%off no site da vinícola >>).

Apresença de taninos confere corpo e peso em boca, tornando-o um vinho versátil que harmoniza com uma grande variedade de pratos, dos mais leves aos mais exuberantes. Já provei (e aprovei) com frutos do mar, pratos com queijos azuis, pepperoni e condimentados estilo thay.

Sobre a Villagio Conti

Foi no Vale do Pericó, São Joaquim, na altitude da serra catarinense que Humberto Conti encontrou o lugar ideal para concretizar seu sonho de produzir vinhos.

Focado em variedades italianas, o engenheiro de alimentos e ex executivo de compliance produz vinhos com nomes criativos e variedades pouco conhecidas, como é o caso da Pignolo, originária do Friuli.

A propriedade recebe visitantes e conta com wine bar.

Conheça mais sobre os vinhos e a filosofia do produtor na entrevista no podcast.

Ouça também

Pessoal que participou da degustação virtual pôde comprar esse varietal de Malvasia de Cândia que nem está no mercado. Combina muito com pizza de pepperoni

Créditos e agradecimentos

  • Participação especial: Humberto Conti – proprietário da Villaggio Conti
  • Obrigada aos apoiadores:

               

  • Ao longo do programa de hoje você ouviu It d’ont matter by Jacob Collier
  • Na abertura, como sempre, tivemos Jane Monhit e Michael Bubblé com I won´t dance

3 Comments on “SV#84: Vinho laranja do Brasil – Villaggio Conti

    1. Opa, bela puxada de orelha, Marcos! Bóra profissionalizar esse negócio. Estou me programando para manter a regularidade de publicar a cada 15 dias (ou menos, porque agora com essas entrevistas me toma muito menos tempo produzir conteúdo). Pode me cobrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *