SV#36 – Chile: Entre Vales e Vinhedos


                                  Fabiana Knolseisen, 13/02/2018

Nesse programa vamos conhecer mais sobre esse vizinho, tão pertinho, tão presente em nosso mercado e com vinhos a ótimo custo/benefício.

blanc

Eu aproveito para nos levar a um passeio pelos vales chilenos – sim, as regiões produtoras ficam sempre em vales – e falar um pouco sobre os deslumbrantes pontos turísticos desta tripinha de terra tão rica em tantas coisas: vinhos, paisagens, cultura … E se a intenção é visitar bodegas, preparei uma lista bem didática e organizada pra facilitar a vida neste post >>.

blanc

A gente fala também sobre Pisco, a bebida nacional, o resgate da uva carmenére – que se pensava extinta mas sobreviveu no Chile, escondidinha num vinhedo de merlot para hoje se tornar a uva ícone do país – e também da uva País e da Carignan. Falamos dos vinhos da onipresente Cabernet Sauvignon e dos frescos, salgadinhos e em moda vinhos brancos dos vales da região da Costa, perto do mar.

blanc

Confira também o vídeo teaser resumindo esse programa:

blanc

**Novas definições adicionadas ao ABC do Simples Vinho: Carignan * Filoxera * País * Pipeño * Porta-enxerto * Reconversão de vinhedos **

confira >>

blanc

Créditos:

  • Dionne Bromfield & Zalon Thompson: Ain’t No Mountain High Enough

  • Na abertura você ouviu, como sempre, Jane Monheit e Michael Bubblet: I won´t dance

2 Comments on “SV#36 – Chile: Entre Vales e Vinhedos

  1. Oi, Fabiana! Gostei muito do seu podcast sobre o Chile! Os vinhos chilenos são maravilhosos! Estive no Chile em janeiro e adorei! Apenas um comentário, não achei os vinhos caros, pelo contrário. Aproveito para recomendar os vinhos da Undurraga, são muito bons. Parabéns pelo excelente trabalho, tenho aprendido muito com seus podcasts!

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.