Podcast: Download (Duration: 46:04 — 36.1MB) | Embed
Subscreva-se Apple Podcasts | Spotify | Deezer | More
Fronteiras abertas e a gente com vacina no braço e passaporte na mão loucos pra ir pro Chile. Convoquei uma residente chilena mas brasileira, que entende a gente, e ama vinhos para compartilhar suas dicas sobre o país neste epsódio.
Chile – destino perfeito para vinhos e turismo
Essa tripinha de terra que é o Chile corresponde a 10% do território brasileiro mas exibe uma variedade de atrações – e vinhos – de fazer inveja. Do deserto mais seco do mundo, no norte, às geleiras da Patagônia no sul, com direito a vulcões (ativos, no famoso Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra 90% dos terremotos do mundo) pelo caminho todo e à misteriosa Ilha de Páscoa. Atrações tusísticas decidamente não faltam.
Também não faltam vinhos. De ótima qualidade. Talvez o mais respeitado produtor do hemisfério sul, os vinhos chilenos chegam massivamente a preços convidativos no mercado brasileiro. No geral, tendem a agradar os paladares que buscam os tintos mais encorpados e os brancos aromáticos, mas a moderna busca mundial por sutileza também está presente entre os produtores chilenos.
Uma bela introdução às principais regiões produtoras e uvas pode ser acompanhada neste episódio (aqui).
Um mergulho na fresca região de Casablanca e alguns de seus produtores pode ser conferida aqui.
Mas o Chile é também um paraíso de novidades
Os turistas sortudos que visitam o país podem conhecer vários projetos autorais, pequenos e cheios de personalidade, sendo desenvolvidos nos 4 cantos do país. O clima seco favorece o cultivo orgânico, e os projetos “naturebas” abundam.
Esta sequência de posts ajuda a visualizar as principais regiões produtoras de vinho no Chile e mostra as princiais vinícolas em cada região. Dá para saber também se há estrutura de recepção de turistas.
Chile – a enocena no pós pandemia
Claro que a pandemia afetou a cena chilena – não apenas liga ao mundo do vinho. Para tentar saber como anda a coisa por lá e ajudar os ouvintes a prepararem seus roteiros pelo Chile eu convidei minha amiga Clarissa Toledo a compartilhar suas dicas.
Clarissa é brasileira de goiânia, mas vivia no Chile até meados de 2021 e o melhor: é apaixonada por vinhos como nós! Além de trabalhar com vinhos (na Vinícola Cono Sur), Clarissa tem a certificação WSET3.
Entre as dicas imperdíveis deste episódio:
- Melhor bairro em Santiago para ficar
- Bares de vinhos em Santiago
- Dicas para comprar vinhos em Santiago
- Pequenos produtores para conhecer
- Passeios sugeridos no Chile
- Chile também tem CERVEJA!!
Conheça também o projeto da Clarissa: o Vinos Sin Protocolo – uma curadoria de vinhos orgânicos de pequenos produtores que começou no Chile e agora migrou para a Argentina. Em breve tem dicas da Argentina por aqui também!