SV#01 – Simplificando

Ver roteiro completo

Olá a todos! Bem-vindos ao primeiro episódio do SIMPLESVINHO – um local para aprender e desfrutar toda a complexidade do vinho da forma simples que a gente gosta. Quase um bate-papo!

Então , Você gosta de vinho? Se você está me ouvindo agora, eu vou assumir que é porque você gosta… Mas você entende de vinho ? Eu acho que todo mundo entende de vinho em algum nível, mas o que eu quero aqui é te mostrar que quanto mais você souber de vinho, mas você vai gostar e curtir.

Esse projeto – o podcast – nasceu da minha vontade de contar pra todo mundo a lindeza e imensidão que é esse mundo do vinho. Eu sempre tomei vinho e achei que gostava, mas hoje eu sei que eu não sabia nada, ou sabia muito pouco, e que o vinho é muito mais legal quando a gente sabe o que está tomando! Sabe tipo quando você vê o Messi fazer uma daquelas jogadas geniais que ele faz, ou um daqueles dribles do Coby Brian e aquilo te arrepia? Te arrepia porque você sabe da dificuldade de fazer aquilo, e isso te faz valorizar o talento daquele atleta, ou músico ou o que for… E é essa a minha pretensão com esse projeto: eu quero dividir tudo o que eu sei – e o que eu ainda vou aprender – desse mundo mágico e ultra complexo. Mas eu vou falar de forma simples, sem frescura ou afetação, porque eu não curto essa parte chata e eu acredito que isso afaste muita gente. Aqui é o SIMPLESVINHO.

Eu me mudei para o Uruguai em 2013 por causa do trabalho do meu marido. Aqui, além do frio, que convida a gente a tomar vinho, tem uma cultura de vinho bem forte e muito incentivo do governo aos produtores. Foi aqui que eu comecei a estudar de verdade, meio que por acaso até, mas eu me apaixonei!

Meu marido costuma dizer que ele é o maior beneficiário desse meu curso de sommelier: a gente passou a escolher muito melhor os vinhos que toma, a apreciar mais e, pra mim o mais legal: passamos a descobrir as nossas jóias. Aquele vinho super legal mas ainda desconhecido, e que custa 1 terço daquele outro mais famoso, e contar isso pros amigos e ver como eles curtem. Da mesma forma, ouvir as dicas dos amigos e descobrir coisas novas…e começar a notar características típicas de cada país produtor, às vezes até uma única bodega que tenha sua marca registrada…

No meu primeiro dia de aula, o professor perguntou a cada um de nós quanto nós pensávamos que sabíamos de vinho e qual era nossa uva preferida. E agora então eu te pergunto: quanto você acha que entende de vinho . Pensa nisso. de 0 a 10. 7? 8? 10? Eu na época disse 7. Hoje, depois de tudo o que eu aprendi, eu diria uns 3… Pretenciosa pracaramba… Imaginou a imensidão desse mundo? Pois é. Eu vou trazer para o podcast toda a parte legal do meu curso de sommelier – que durou aí 1 ano e meio. Esses programas iniciais e mais técnicos vão formar a Trilha do Sommelier. Serão episódios de 10 a 15 minutos e, ao final de cada um eu vou sugerir alguns vinhos pra gente praticar o que aprendeu na teoria. E então teremos a Trilha da Confraria, que são os podcasts em que eu vou provar e comentar esses vinhos sugeridos, pra você poder comparar as nossas percepções e assim enriquecermos mutuamente nossas experiencias. Ao longo da Trilha do Sommelier e da Confraria, eu espero ver em vocês a mesma evolução que eu vi em mim e meus colegas de curso, eu espero que vocês estejam me mandando suas impressões, eu espero que a gente forme discussões – no caso online – iguais as que eu tenho com meus colegas sommeliers profissionais quando a gente se junta para provar vinhos! Porque a base teórica é importante no início, mas o mais enriquecedor mesmo é a experiencia pessoal e a TROCA de experiencias! Vocês vão ver.

Além das trilhas do Sommelier e da Confraria, também vou compartilhar com vocês histórias e curiosidades do mundo do vinho, entrevistas e dicas de viagem pra você curtir vinho pelo mundo.Essas será a Trilha do Enófilo, que é aquele cara nerd de vinho. E no futuro essa trilha e a da Confraria devem ser as mais longevas e que a gente vai aproveitar mais.

E tudo isso no formato podcast, pra você ouvir no carro, na academia, em qualquer lugar! Esse formato podcast é genial. Claro que você pode ouvir os programas aqui no site, mas a vantagem de assinar o podcast é que a cada vez que sair um episódio novo, o aplicativo baixa automaticamente e disponibiliza pra você, que pode ouvir mesmo off-line. É o programa que vem até você, e não o contrário. É só procurar um podcastcatcher na sua loja de aplicativos, baixar, procurar o canal do Simples Vinho e assinar! E tem mais um monte de podcasts superlegais, sobre os temas mais variados, pra descobrir.

Gostou? Tem sugestões? Dúvidas? Escreve pra mim no contato@simplesvinho.com – é sópontocom, sem br – e me ajude a tornar essa experiência ainda mais interessante para todo mundo!

O programa de hoje foi embalado por essa delícia de música: I won´t dance, nas vozes da JaneMonheit e Michael Bubblet.

E no próximo programa eu vou contar como é a produção de vinho. Como se faz vinho. Eu vou falar do vinho branco jovem. Não perca! Você pode acompanhar os novos programas e posts se registrando aqui no site ou me seguindo no Facebook.

Eu sou a Fabiana Knolseisen e vou ficando por aqui com o SIMPLESVINHO. Tintim!

4 Comments on “SV#01 – Simplificando

Comente! Além de me motivar, me ajuda a melhorar nossa viagem pelo mundo do vinho.